Postado em segunda-feira, 31 de março de 2014 às 09:18




Paciente do SUS alega falta de médico em hospital

Um paciente do SUS reclama que procurou o Pronto Socorro do Hospital Santa Casa no último dia 22, por volta das 13 h, e não conseguiu atendimento.


Um paciente do SUS (Sistema Único de Saúde) reclama que procurou o Pronto Socorro do Hospital Santa Casa no último dia 22, por volta das 13 h, e não conseguiu atendimento. Disse que obteve a resposta que não havia clínico geral para atendê-lo.

O paciente disse que já é a segunda vez que vai até o mesmo hospital e não encontra médico disponível para atendimento. Devido ao problema, o paciente disse que foi ao Hospital Universitário Alzira Velano e teve que esperar 9 horas para ser atendido, uma vez que – segundo ele – este segundo hospital ficou sobrecarregado.

“Se não podem atender uma consulta de clí¬nico geral, que se descredenciem do SUS, pois os pacientes estão sendo feitos de bobo por esse péssimo atendimento, ou melhor, não atendimento”, disse.

RESPOSTA

O gerente administrativo da Santa Casa, Aécio Lourenço de Assis, disse que sempre há plantonistas do Pronto Socorro (PS) no hospital. Porém, a finalidade do PS é o atendimento de urgência e emergência e, por isso, é preciso verificar se o reclamante enquadrava-se no quadro de emergência, caracterizado por lesão grave e/ou risco de morte.

Numa avaliação preliminar, Assis disse que, se esperou 9 horas para ser atendido no Alzira Velano, fica caracterizado que não era atendimento de emergência. Alegou que muitos pacientes, com casos característicos de atendimento ambulatorial, procuram o pronto socorro ao invés das unidades básicas de saúde.



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