Postado em quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
às 21:07
Atualizada em quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
às 22:36
Dois atletas de Alfenas são selecionados para integrar a categoria de base do Atlético
Dois atletas de Alfenas integrarão as categorias de base do Atlético-MG.
Alessandro Emergente
Dois jovens atletas de Alfenas partiram essa semana para a Cidade do Galo, em Belo Horizonte, e integrarão o elenco das categorias de base do Atlético-MG. O zagueiro João Rafael e o atacante Patrick Antônio, ambos com 12 anos, seguiram para BH na última segunda-feira e já iniciaram os treinamentos na capital mineira.
As duas promessas integravam o elenco do Cruz Preta/Escolinha da Prefeitura, comandado pelo treinador José Carlos Morais (Vardemá), e foram pré-selecionados em um teste realizado, em setembro, na cidade de Três Pontas. Na época, Vladimir, avaliador do Atlético-MG, analisou diversos garotos da região.
Um grupo de atletas – entre eles João Rafael e Patrick – foi selecionado para um período de teste na Cidade do Galo, centro de treinamentos do Atlético-MG. De outubro a dezembro, os garotos foram submetidos a testes realizados todas as segundas, explica Vardemá.
Antônio no CT do Atlético/MG (Foto: Reprodução/Facebook)
O resultado, com a aprovação dos “meninos do Cruz Preta”, foi divulgado em janeiro. Patrick - e não João Rafael como havia sido divulgado anteriormente pela reportagem - foi aprovado para uma bateria de testes no São Paulo, mas Vardemá acredita que o garoto deva permanecer no Atlético-MG por já estar integrado à categoria de base do time mineiro. “Ser selecionado por dois grandes clubes do Brasil mostra o potencial desse menino”, analisa.
Alojamento
Os dois atletas completam 13 anos em 2014 e, por enquanto, apesar de já integrarem as categorias de base do Atlético-MG, eles não poderão ficar alojados na Cidade do Galo. Somente a partir dos 14 anos é que os garotos passam a dormir em alojamentos do clube.
No ano passado, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) proibiu os clubes de contratarem atletas com menos de 14 anos. Por isso, o clube mineiro garante a alimentação e a estrutura para treinos. Vardemá explica que a estadia, antes dos 14 anos, fica por conta da família.
Mais de 300 garotos
Segundo Vardemá, Patrick treinava desde os quatro anos de idade nas equipes dirigidas pelo treinador, enquanto João Rafael passou a integrar o elenco da escolinha de futebol em 2011. Mais de 300 crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) participam, três vezes por semana, dos treinamentos no Campo do Saliba e no Náutico Clube.
De acordo com o treinador, apesar de dar oportunidades aos garotos para realizarem testes para que sonhem com uma carreira profissional, o objetivo principal do projeto é social. Ou seja, afastar os meninos de influências negativas nas ruas. Atualmente, o projeto, que no governo passado integrava o Programa Cidade Escola, faz parte do “Trilhas Educativas”, da Secretaria Municipal de Educação.
COMENTÁRIOS