Postado em sábado, 30 de março de 2013

Equipes do Cruz Preta se preparam para estreia na Copa Sul Mineira

As equipes mirim, infantil e juvenil do Cruz Preta/Escolinha da Prefeitura se preparam para a estreia na Copa Sul Mineira de Futebol. A competição começa no próximo sábado, dia 6 de abril.


Alessandro Emergente

As equipes mirim, infantil e juvenil do Cruz Preta/Escolinha da Prefeitura se preparam para a estreia na Copa Sul Mineira de Futebol. Doze times da região disputam a primeira fase da competição, que começa no próximo sábado, dia 6 de abril. A competição é organizada pela Liga Sul Mineira de Futebol, sediada em Varginha. 

As equipes, comandadas pelo técnico José Carlos de Morais (Vardemá), estão na chave “A” ao lado do Bola Preta (Elói Mendes), Semel (Varginha), União Atlética Areadense (Areado), Esporte Clube Recreativo do Sul (Machado) e Escolinha de Futebol Mirzinho Guedes (Ilicínea). Vardemá chama a atenção principalmente com as equipes de Machado e de Elói Mendes. Esta última, segunda ele, busca atletas da região, fortalecendo o elenco.

A estreia dos alfenenses será no Estádio Melão, em Varginha, contra o Semel. Três partidas serão realizadas no período da manhã. A equipe mirim (nascidos em 2000/2001) entra em campo às 9h da manhã e, em seguida (às 10h), é a vez infantil (1998/1999). O time juvenil (1997/1998) faz a sua estreia às 11h da manhã.

Fotos: Alessandro Emergente

Treinos estão sendo realizados três vezes por semana no
Campo do Saliba  (acima) e do Náutico Clube

Na segunda rodada (dia 13), as equipes de Alfenas jogam, diante da sua torcida, contra os times de Areado. Na sequência (dia 20), pega o Esporte Clube Recreativo do Sul em Machado, o Bola Preta em Elói Mendes (no dia 27) e fecha o turno contra a Escolinha de Futebol Mirzinho Guedes em Alfenas no dia 4 de maio.

O returno começa dia 11 de maio, porém com uma inversão na ordem dos confrontos. Por exemplo, os alfenenses abrem o returno contra o Mirzinho Guedes em Ilicínea (última equipe enfrentada no turno) e fecham a primeira fase contra o Semel (de Varginha) no jogo de volta, em Alfenas.

O treinador José Carlos Morais (Vardemá) reúne a equipe no centro do
gramada para as orientações para a estreia na competição

Quatro das seis equipes passam para a segunda fase e enfrentam os classificados da Chave “B”, que tem Sparta Futebol Clube (Campo Belo), Arena Lyon (Lavras), Selt (Coqueiral), Sindufla (Lavras), Escola de Futebol do Cruzeiro (Lavras), Athletic Clube/Unimed (São João Del Rei). Enquanto a estreia na Copa Sul Mineira não chega. As equipes treinam três vezes por semana: segunda e sexta-feira no Campo do Saliba e às quartas no Alfenas Náutico Clube. 

Preocupação com as dimensões maiores do campo do Melão foi passada aos atletas

Além das competições e da descoberta de novos talentos, a escolinha de futebol de Vardemá, que foi encampada pelo Programa Cidade Escola na gestão passada, tem como prioridade o atendimento a um trabalho social. O projeto atende 400 crianças e adolescentes.

Tradição

Recentemente, Vardemá adotou o nome “Cruz Preta”, relembrando a tradicional equipe de Alfenas na década de 50. Segundo site Terceiro Tempo/Uol, do jornalista Milton Neves, o Cruz Preta era um dos quatro times tradicionais da cidade na primeira metade da década de 50, ao lado do Textil Alfenas, Alfenense e América (que era formado por universitários).

Time, treinado por Vardemá, foi batizado no ano passado de
Cruz Preta em homenagem ao antigo clube da década de 50

Ainda, segundo o site, o Cruz Preta recebeu este nome em homenagem ao bairro Cruz Preta, que, por sua vez, foi batizado com este nome devido uma grande cruz escura na entrada do bairro.

Cidade do Galo

No dia 19 de abril, o Cruz Preta/Prefeitura vai até Belo Horizonte enfrentar o Atlético/MG, na Cidade do Galo. As três categorias (mirim, juvenil e infantil) estarão em campo em um jogo de observação. É a oportunidade para que jovens atletas, que sonham jogar em grandes clubes de futebol, sejam descobertos.

Segundo Vardemá, ainda não está fechado, mas há negociações para que a empresa Santa Cruz ceda um ônibus gratuitamente para transportar a equipe até a capital mineira.

Pedro Felipe Rafaine, 13 anos, foi selecionado pelo Juventus e já está a caminho do time paulista

Recentemente, três jogadores do Cruz Preta/Prefeitura foram aprovados para integrarem as equipes de base do Guarani (Campinas/SP) e do Juventus (SP). Os “olheiros” aprovaram os garotos em um jogo de observação contra o Juventus, no mês passado, em São Paulo. 

Gabriel Rufino, de 15 anos, foi selecionado pelo Guarani, tradicional equipe campineira que foi campeã brasileira em 1978. Outros dois atletas vão para o Juventus: Guilherme Canhoto, 16 anos, e Pedro Felipe Rafaine, 13 anos. Este último ainda treina em Alfenas porque deverá concluir o bimestre no Colégio Sagrado Coração de Jesus e, só depois, irá para São Paulo. 

LEIA MAIS:

Equipe sub-17 de Alfenas é campeã em torneio no interior de SP 

Jovens atletas de Alfenas iniciam bateria de testes no Santos 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo