Postado em quarta-feira, 18 de julho de 2012
Equipe de rugby de Alfenas faz doação ao banco de sangue
As equipes masculina e feminina de rugby de Alfenas iniciaram ações de solidariedade e que ajudam a difundir o esporte na cidade.
Da Redação
As equipes masculina e feminina de rugby de Alfenas iniciaram ações de solidariedade e que ajudam a difundir o esporte na cidade. No último dia 6 toda a equipe esteve no Núcleo Hemoterápico da Santa Casa de Alfenas para doação de sangue.
De acordo com Mário Henrique Souza Simões, um dos atletas da equipe de Alfenas, entre os objetivos da prática esportiva estão a valorização do respeito ao próximo e o cultivo da solidariedade. Por isso, os atletas do rugby em Alfenas irão participar de campanhas que atendam estes objetivos, além desta prática ajudar na difusão da modalidade esportiva.
O rugby é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico. Disputado em mais de 120 países, é extremamente popular em países de colonização inglesa, tais como Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
Em Alfenas
Em Alfenas a equipe foi formada a partir de um site de relacionamento, o Facebook. Várias pessoas que tinham interesse em praticar rugby passaram a se relacionarem e formaram um grupo de atletas que atualmente treinam até quatro vezes por semana – em duas delas são treinos físicos. Formados há seis meses, os times são treinados por Reinaldo Marques que já atuou na seleção brasileira.
Improviso
Um dos locais do treino é um campo de futebol no campus da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano). Ainda sem a estrutura necessária para treinamento, os atletas improvisam as traves usadas pelo futebol como referência para a pontuação (que varia de 2 a 5) nos jogos de rugby.
Se falta estrutura, sobra disposição para os atletas, na maioria estudantes universitários. Segundo Rafael Alves Miranda, outro praticante de rugby, Alfenas tem uma equipe de 15 atletas no masculino e sete no feminino. Isto porque no rugby é possível competir com sete atletas em campo ou com 15. No caso do masculino, Alfenas pode competir nas duas situações.
Esporte em crescimento
O rugby tem aos poucos se difundido no Brasil. Só para se ter uma ideia a Confederação Brasileira de Rugby foi criada há apenas dois anos, segundo os atletas alfenenses. No Sul de Minas, além de Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Itajubá, Lavras e Campo Belo já possuem suas equipes.
Após um longo período fora das Olimpíadas, o rugby voltará aos jogos olímpicos em 2016, no Brasil, com equipes de sete atletas de cada lado. Nesta modalidade são dois tempos de sete minutos cada. Para competições com 15 atletas por equipe, os jogos são disputados com dois tempos de 40 minutos.
Segundo Simões e Miranda, o rugby tem diversas regras que visam proteger a integridade física dos atletas o que afasta o rótulo negativo de um esporte violento, apesar de ser uma modalidade com bastante contato físico.
Diversas regras específicas do rugby ajudam a dar o brilho do esporte. Por exemplo, o chute pode ser dado para frente, mas somente o atleta que vem da linha de trás da bola é que pode recebê-la. A linha da bola é a linha do impedimento (offside).
COMENTÁRIOS