Postado em segunda-feira, 18 de junho de 2012
às 21:33
Victor Corrêa termina em segundo e faz melhor volta
O piloto Victor Corrêa teve um desempenho extremamente consistente em sua estreia no Dunlop Radical UK Cup.
Da Redação
O piloto Victor Corrêa (Unifenas) teve um desempenho extremamente consistente em sua estreia no Dunlop Radical UK Cup, campeonato inglês com os protótipos Radical SR8.
Na quarta rodada dupla, realizada no final de semana (16 e 17/6) no circuito Brands Hatch Indy, nos arredores de Londres, o mineiro somou uma segunda colocação. Como ingredientes ainda teve a volta mais rápida e um polêmico quinto lugar. Ele havia largado da segunda posição e pole position, respectivamente.
"Acho que foi um fim de semana muito bom. Fiz pole, melhor volta e podia ter saído daqui até com vitória. Só que este regulamento que obriga piloto classe “A” a ficar mais tempo nos boxes e uma punição indevida e injusta me impediram de subir no degrau mais alto do pódio", comentou Victor Corrêa.
Foto: Divulgação
que, dependendo do circuito, pode chegar a 290 km/h
Na primeira prova, Victor Corrêa aproveitou bem a sua pole position e disparou na frente. Até a 26ª volta, antes de fazer o seu pit stop obrigatório, o brasileiro tinha 12 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. No entanto, como teve que permanecer mais tempo no box - conforme determinação regulamentar para piloto classe “A” que está pilotando sozinho - o piloto da Marks Eletrical Racing voltou para a pista na terceira posição.
Quando estava diminuindo a diferença para os ponteiros, Victor recebeu uma polêmica punição com passagem pelo pit lane - drive-thru - por ter feito uma alegada ultrapassagem sobre um retardatário sob bandeira amarela no local.
"Eu tinha certeza que não tinha passado em bandeira amarela. Depois da corrida apresentei para o diretor de provas o vídeo onboard de meu carro e as imagens externas da TV e ele teve a comprovação de que eu realmente não tinha feito aquilo. Ele disse que a única coisa que podia fazer era pedir desculpas", lastimou o piloto brasileiro.
Com a punição, Victor voltou para a pista ainda mais veloz e estabeleceu a segunda volta mais rápida da corrida. Depois de 15 minutos de recuperação acabou recebendo a bandeirada em quinto.
"Talvez desse até pra vencer se não fosse esta punição indevida. Com certeza dava pra incomodar e na pior das hipóteses terminar em segundo", completou o piloto patrocinado pela Unifenas.
2ª Prova
Na segunda prova, Victor Corrêa largou da primeira fila e ficou comboiando o líder a menos de meio segundo até a 27ª volta, quando realizou o pit stop obrigatório. Novamente com desvantagem por ser piloto “A” e estar correndo sozinho, o mineiro teve que ficar mais tempo nos boxes e voltou em sétimo, iniciando uma recuperação incrível, com direito a volta mais rápida da rodada.
Na 33ª passagem passou para sexto, seis voltas depois era o quinto, no 44º giro subiu para quarto, três voltas depois já era o terceiro, para na antepenúltima voltar a assegurar o segundo posto.
"Este circuito Indy em Brands Hatch é muito curto, tem só 1.944 metros e com pouca reta, dificultando as ultrapassagens. Se eu não tivesse que ficar tanto tempo no pit stop dava pra vencer", encerrou Victor Corrêa, que desde 2008 vem vencendo em todas as temporadas nas categorias Fórmula Ford e Fórmula 3 na Europa.
Confira os dez primeiros da 1ª prova:
1) Zac Chapman, 51 voltas em 40min13s675 (media 147,86 km/h)
2) Terrence Woodward/Ross Kaiser, a 0s357;
3) James Abbott/Shaun Balfe, a 11s723;
4) Mark Smithson/Stuart Moseley, a 29s305;
5) Victor Corrêa, a 30s959;
6) Colin Noble, a 1 volta;
7) Phill Abbott/Nick Padmore, a 2 voltas;
8) Andy Cummings/Bradley Ellis, a 2 voltas;
9) Gary Kane/Ashton, a 2 voltas;
10) Chris Headlam/Jamie Stanley, a 2 voltas.
Confira os dez primeiros da 2ª prova:
1) Manhal Allos, 51 voltas em 40min06s907 (media 148,28 km/h);
2) Victor Corrêa, a 10s695;
3) Zac Chapman, a 13s562;
4) James Abbott/Shaun Balfe, a 14s048;
5) Terrence Woodward/Ross Kaiser, a 21s635;
6) Tony Wells, a 23s131;
7) Colin Noble, a 1 volta;
8) Gary Kane/Ashton, a 1 volta;
9) Phill Abbott/Nick Padmore, a 1 volta;
10) Tom Jordan/Alex Kapadia, a 2 voltas.
O Radical SR8 que Victor Corrêa utiliza é um biposto de apenas 680 kg, impulsionado por dois motores de 1,3 litros da Suzuki Hayabusa, gerando 420 cavalos de potência e dependendo do circuito pode chegar a 290 km/h.
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