Postado em segunda-feira, 7 de maio de 2012 às 01:38

Campeão de sinuca vem a Alfenas e divulga modalidade inglesa

Campeão brasileiro de sinuca e atual vice-campeão na Copa Brasil, José Divan Nascimento Costa (Jota) chegou em Alfenas.


 Erick Vizoki

Campeão brasileiro de sinuca em 2004 e atual vice-campeão na Copa Brasil realizada em abril deste ano em São Luís (MA), o maranhense José Divan Nascimento Costa (Jota) chegou em Alfenas no dia 28 de abril.

Ele veio a convite do empresário Nilton Miguel da Silva, proprietário de um snooker bar, que vem se emprenhando, desde o ano passado, em realizar um campeonato de nível nacional na cidade. Nilton foi campeão regional em Varginha e Poços de Caldas neste ano.

Jota veio a Alfenas como uma espécie de “observador”, representando a Federação Paulista de Sinuca e Bilhar. Diz que a Federação Paulista, além de apoiar e colaborar com campeonatos e eventos, ainda promove apresentações para entidades que cuidam de pessoas carentes e cursos, inclusive para mulheres e crianças, gratuitamente.

Copa Brasil em Alfenas

Sobre a possibilidade de Alfenas sediar um campeonato brasileiro de sinuca, considerando a estrutura e localização da cidade, Jota disse: “Sim, claro. Aqui uma Copa Brasil, nome dado por exigência da Confederação Brasileira de Sinuca e Bilhar, que envolve todos os estados que são federados, todas as federações, seria muito bom”. E garante: “Eu acho que em Alfenas, se houver um apoio, podemos fazer um evento para ficar na história. É interesse da Federação Paulista, que é a maior do Brasil, a mais organizada”.

Fotos: Alessandro Emergente

 

Jota fez demonstrações de jogadas para entreter o público, algumas criadas por ele mesmo


Segundo ele, existe uma federação de sinuca em Minas, mas ele não soube dizer se a sede é própria. Coincidentemente, a federação mineira fica na Rua São Paulo, em Belo Horizonte.

A Copa Brasil realizada no Maranhão foi prestigiada por mais de 1.100 pessoas e distribuiu uma premiação de R$ 20 mil reais. A disputa aconteceu entre 80 competidores de vários Estados brasileiros e contou com oito finalistas. A final foi disputada em uma melhor de onze partidas entre Jota e Noel Rodrigues (PR). Jota venceu as cinco primeiras partidas e Noel conquistou as seis seguintes.

Esporte nobre

O campeão afirma que a sinuca é um esporte elitizado, apesar de muitas pessoas não saberem disso. Ele se refere às mesas oficiais, com base de pedra e caçapas, as chamadas mesas oficiais.

“A sinuca não pode ser marginalizada, porque ela está no seio social. Em regiões nobres, como no Guarujá (litoral paulista), em 97% de casas em condomínios fechados tem uma mesa de sinuca, é um esporte nobre”, explica.

“Na Europa eu conheci onze países jogando sinuca. Eu vivo de sinuca há 25 anos. E vou te falar: eu não queria ser gerente de banco”, brinca. “Campeões mundiais de sinuca ganham 1 milhão de libras por cada vitória. É mais do que ganha muito jogador de futebol”.

Regra inglesa

Com a vinda de Jota à cidade, os praticantes alfenenses do esporte passaram a conhecer a regra inglesa da sinuca, que é também a regra oficial em campeonatos mundiais.

Os ingleses jogam com quinze bolas vermelhas na mesa. Na regra convencional, que é praticada no Brasil e nos EUA, a sinuca é jogada popularmente com oito bolas coloridas, sendo apenas uma vermelha (que vale 1 ponto) e uma bola branca, que é a única que pode ser atingida com o taco para acertar as outras bolas.

Rafael Amendola, que recentemente foi vice-campeão em Poços de Caldas, passou a praticar na nova regra. “Não é mais difícil, mas é mais demorado, pois é preciso matar uma bola vermelha depois de cada bola da vez atingida”, explica. “Pretendo adotar a regra inglesa se conseguirmos trazer o campeonato brasileiro para Alfenas”, disse Nilton Miguel à reportagem.

Jota voltaria a São Paulo na segunda-feira (30 de abril), mas acabou ficando na cidade até quinta-feira (3 de maio). No mesmo dia, Nilton viajou para participar de um campeonato em Goiás.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo