Postado em sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Projeto desenvolvido pela PM atende cerca de 40 crianças
Em Alfenas, a Polícia Militar mantém em plena atividade um programa denominado "Golaço – Futuro Cidadão".
Da Redação
Em Alfenas, a Polícia Militar mantém em plena atividade um programa direcionado à inclusão de jovens moradores das proximidades da 18ª Companhia Independente, através de escolinha de futebol, denominado "Golaço – Futuro Cidadão".
Dentro do propósito de incentivo aos jovens, o projeto congrega hoje cerca de 40 alunos que recebem noção de futebol de campo.
O projeto começou em 2009, quando surgiu a ideia de fazer algo voltado para os jovens moradores do bairro Vista Grande. A partir deste momento, PMs voluntários colocaram em prática a execução do projeto e contou com a ajuda de pais, empresários e participação da sociedade civil organizada.
Segundo a coordenadora do Projeto Juliana Salgado de Souza, além de ministrar os fundamentos esportivos, este projeto visa ocupar o tempo ocioso das crianças com idade entre 5 a 14 anos, oferecendo a eles a oportunidade de entretenimento, lazer e socialização, além da formação do cidadão através do esporte.
Integração
O "Golaço – Futuro Cidadão" tem como objetivo promover a integração entre crianças e adolescentes, através da prática do futebol de campo e quadra. O programa também oferece opção de lazer aos jovens, melhora sua condição física, saúde e auto-estima, resgatando-os das ruas e das drogas, com integração na sociedade, na família e na escola.
Em setembro
No último dia 21 de setembro, o evento foi promovido pela 18ª Cia Independente de Alfenas, que contou com uma reunião com os pais dos alunos que participam do Projeto Social "Golaço – Futuro Cidadão" e teve a presença de aproximadamente 30 pais, representantes do Rotary Clube de Alfenas, Alfa (Associação Alfenense de Atletismo) e vários militares.
O Capitão Wilder Antonio de Melo Camargos iniciou o encontro explicando aos pais a real importância e o objetivo desta reunião como: a integração, interação, envolvimento e a participação comunitária. Segundo o oficial, o projeto "Golaço", além de proporcionar as crianças, a prática do futebol, tem ainda como objetivos: atender a carência de lazer e entretenimento; participação em grupo, com interação social e fortalecimento dos valores institucionais da família e respeito aos pais.
"A presença dos pais no processo educacional é de extrema importância, busca a interação da escola e casa; além da ocupação dos espaços vazios, o estímulo ao bom desempenho escolar; motivação pessoal e coletiva e o distanciamento das drogas, com o envolvimento do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas)", explicou.
De acordo com o capitão Wilder, o projeto considera não só a importância da atividade esportiva que vem sendo propiciada às crianças, mas preocupa-se também com a importância das atividades de socialização e lúdicas no processo de formação da criança enquanto estudante-cidadão.
COMENTÁRIOS