Postado em quinta-feira, 17 de junho de 2010

Governador participa da inauguração da estação de tratamento

O governador Antonio Anastasia (PSDB) participou da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Alfenas.


Alessandro Emergente

O governador Antonio Anastasia (PSDB) participou, nesta quinta-feira, da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alfenas. É a centésima unidade de Minas Gerais, construída pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversos políticos da região e lideranças locais. Entre as personalidades estavam o ex-governador e futuro candidato ao Senado pelo PSDB, Aécio Neves.

Anastasia foi o último a falar. Disse ter a incumbência de dar continuidade aos feitos da gestão de Aécio. O deputado federal Geraldo Thadeu (PPS) discursou representando outros quatro deputados presentes. Ele foi majoritário em Alfenas.

O primeiro a discursar foi o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que citou a obra como resultado de uma parceira entre o município e o Estado. Citou que o contexto atual caracteriza o “Estado necessário”, deixando no passado a era do “Estado paternalista e do Estado mínimo”.

Luizinho alfinetou os oposicionistas ao lembrar o período eleitoral, em 2004 e em 2008, quando exploraram o fato politicamente criticando o contrato com a Copasa. Lembrou que um dos adversários políticos afirmou que “rasgaria o contrato”.

Concessão

O contrato de concessão que autorizou a Copasa assumir os serviços de abastecimento sanitário no município foi assinado em 2003. Na época, Luizinho era vereador e defendeu a aprovação da concessão desde que houvesse alterações no projeto original, mas votou contra após a Copasa não aceitar uma das emendas.

O ex-governador Aécio Neves disse que não tem conseguido acompanhar todas as inaugurações feitas por Anastasia, mas afirmou que fez questão de participar da inauguração da ETE em Alfenas em reconhecimento ao trabalho da Copasa.

O presidente da Copasa, Ricardo Campos, citou a inauguração em Alfenas como histórica por ser a centésima unidade do Estado. Setenta foram construídas durante a gestão de Aécio e de Anastasia. Isso corresponde a um aumento do tratamento do esgoto no Estado de 25% para 59%. “A inauguração hoje tem um sabor especial”, declarou.

Apoio

O ex-prefeito Pompilio Canavez, do PT, declarou apoio a Aécio. Disse que tanto ele quanto Luizinho são “petistas convictos” e votarão em Fernando Pimentel (PT) para o Senado, mas também votarão em Aécio como segundo senador. Antes, Luizinho chegou a referir-se a Aécio como senador.

A estação é composta por reatores anaeróbicos, filtros biológicos, decantadores, leito de secagem e sistema de biogás, para a queima dos gases gerados na estação.

Durante a inauguração, um manifestante protestava do lado de fora do evento contra a taxa de esgoto cobrada pela Copasa.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.