Postado em sexta-feira, 7 de maio de 2010
Alfenas será sede da liga internacional de basquete de rua
Alfenas terá uma seletiva de basquete de rua que classificará os vencedores para as etapas estaduais e nacional.
Alessandro Emergente
Alfenas terá uma seletiva de basquete de rua que classificará os vencedores para as etapas estaduais e nacional. A data do evento já foi definida: 22 e 23 de maio; e será promovido na Praça Getúlio Vargas.
A etapa de Alfenas é chamada Liga Internacional de Basquete de Rua Circuito Alfenas (Sul de Minas) 2010. De acordo com os organizadores, mais de 16 equipes da região são aguardadas.
As duas equipes com melhores resultados serão classificada para a etapa estadual, em agosto em Contagem, de onde sairá os classificados para a etapa Nacional, marcada para setembro no Rio de Janeiro.
Além da competição, o evento conta com atividades paralelas como dança de rua, grafite, hap, concurso de penteados afrodescendentes e apresentações de DJs e Mc. A expectativa é que 2 mil jovens estejam envolvidos por ser uma etapa regional.
O coordenador da Cufa em Minas Gerais, Tom Afonso, diz que a intenção é a integração cultural e social dos jovens residentes nas periferias das cidades. “É uma forma de criar alternativas tratando a auto-estima dos jovens. Um trabalho prévio no combate as drogas”, completa o secretário de Juventude e Turismo, Joselito de Souza (Lito).
O evento será realizado pela Cufa (Central Única das Favelas), movimento criado no Rio de Janeiro em 1998. Em Alfenas está sendo criado um núcleo sob a coordenação de Daniel Vitor Pereira e com o incentivo da Secretaria de Juventude e Turismo. A Cufa já atua em dez cidades do Estado.
A Cufa tem como fundador o rapper Mv.bill, embaixador do movimento e autor e produtor de “Falcão, Meninos do Tráfico”.
As inscrições para participação do evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Liibra (Liga Internacional de Basquete de Rua). Conheça o site. Mais informações sobre a Cufa podem ser obtidos pelos telefones (35) 8839-7960 ou 3698-2190 (falar com Patrícia Arimatéia de Souza, coordenadora de Juventude da prefeitura).
A etapa de Alfenas tem o apoio da Secretaria de Juventude e Turismo, Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), Coalizão e a ONG Dias Melhores.
COMENTÁRIOS