Postado em sábado, 11 de abril de 2009
Marcha Reversiva encontra adepto em Alfenas
Da Reportagem
Com um número restrito de adeptos, a Marcha Reversiva (MR) tornou-se o esporte de um alfenense que descobriu a modalidade após os 50 anos de idade. Sebastião de Souza, um servidor público de 57 anos, adotou a MR no seu cotidiano.
Em julho, uma reportagem do Alfenas Hoje mostrou o treinamento de Sebastião. Na época, ele havia adotado a prática esportiva há pouco tempo. Desde então, tem participado de apresentações para difundir o esporte.
No centenário de uma rede de lojas com unidade em Alfenas, por exemplo, Sebastião fez uma apresentação em torno da Praça Getúlio Vargas. Informa que é o único adepto deste esporte em Alfenas.
Cena incomum para muitos, a MR é o ato de caminhar ou correr para trás. Em média, duas vezes por semana, Sebastião treina em torno da Fábrica do Saliba. Ao todo, são três voltas de costas realizadas em cerca de uma hora. Cada volta corresponde a 1.200 metros, informa Sebastião. O treino chama a atenção de muitos que passam pelo local.
Sebastião conta que no ultimo dia de 2008 foi até Fama, pela estrada de terra, praticando a MR. O percurso durou mais de cinco horas. Em outubro, um outro trajeto, de 10 km, durou 2h45.
O servidor descobriu o esporte aos 55 anos e desde então não deixou de praticá-lo. A MR tem ganhado espaço no meio terapêutico onde visa o aumento de performance e ganho de saúde.. O telefone de contato para quem tiver interesse nas apresentações (35) 8809-9642.
A Marcha Reversiva é uma atividade física, que como todas as outras, necessita de orientação de um profissional de Educação Física e de um treinamento individualizado. Entre os benefícios apontados estão: estimulação e sincronização dos hemisférios cerebrais; abertura da caixa torácica; consciência corporal/melhora da postura; intensificação a circulação sanguínea; entre outros.
COMENTÁRIOS