Postado em quarta-feira, 23 de julho de 2025
às 10:10
Presídio de Alfenas expande capacidade em quase 160% com inauguração de novo anexo
Investimento de mais de R$ 16 milhões adiciona 306 vagas, totalizando 502, e visa aprimorar segurança e dignidade no cumprimento da pena.
Da Redação
O sistema prisional de Minas Gerais apresentou uma mudança com a inauguração do anexo do Presídio de Alfenas. A nova estrutura, entregue na última segunda-feira, adiciona 306 vagas à unidade, elevando sua capacidade total de 196 para 502 vagas, um aumento de quase 160%.
As obras representam um investimento de mais de R$ 16 milhões, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), com recursos provenientes do Estado e do Governo Federal.
O novo espaço, destinado a detentos do sexo masculino, conta com duas alas, 37 celas equipadas com beliches, e duas celas adaptadas para pessoas com deficiência física. A estrutura inclui ainda ala para encontro íntimo, pátios para banho de sol e visitação, e salas multiuso. Um dos destaques é o acesso que permite aos policiais fazer a liberação dos detentos para o trânsito interno sem a necessidade de contato físico, reforçando a segurança.
.jpg)
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, enfatizou que o projeto do anexo foi idealizado para ir além da logística. "Estamos inaugurando um anexo que reafirma claramente o propósito do Governo do Estado, à medida que não apenas vai garantir ainda mais dignidade no cumprimento da pena, mas também irá ampliar a segurança para servidores e visitantes", destacou.
O diretor-geral do Presídio de Alfenas, Marco Aurélio Bispo Silva, complementou que a entrega da nova estrutura representa um avanço importante para o sistema prisional mineiro, evidenciando o compromisso com a segurança da sociedade e dos servidores, além de oferecer melhores condições no cumprimento da pena.
Inaugurado em 2008, o Presídio de Alfenas vem enfrentando problemas de superlotação nos últimos anos. Em 2016, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DP/MG) ajuizou uma ação judicial, requerendo a interdição parcial do Presídio de Alfenas devido a superlotação e a falta de segurança no local.