Postado em quinta-feira, 8 de maio de 2025
às 21:09
Alfenas e Copasa firmam parceria pela preservação da Bacia do Rio São Tomé
Projeto Pró-mananciais implementa ações de conservação na principal área de captação de água para a cidade.
Da Redação
A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), deu início ao projeto Pró-mananciais na bacia hidrográfica do rio São Tomé. A iniciativa visa a preservação desta importante área, que é um dos principais pontos de captação de água para o abastecimento da cidade.
A primeira etapa do projeto consiste na criação dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia), que reunirão entidades e órgãos públicos para definir as ações e os locais de intervenção na bacia do rio São Tomé, localizada na zona rural de Alfenas.
A área já está recebendo intervenções como a construção de curvas de nível e micro barragens. Essas estruturas têm como objetivo conter a água das chuvas e evitar o escoamento de resíduos que podem causar o assoreamento do leito do rio.
A assistente socioambiental da Copasa, Mara Lima, explicou que o programa Pró-mananciais é oferecido aos municípios e, após a adesão, são formadas as Colmeias para definir as prioridades de atuação. Ela enfatizou a importância da participação de toda a comunidade na definição do plano de ação para a bacia do rio São Tomé, visando garantir a qualidade da água para o abastecimento e a preservação ambiental.
O secretário de Agricultura de Alfenas, Décio Paulino, ressaltou que o projeto em parceria com a Copasa tem como foco principal a preservação das nascentes do rio São Tomé, com a participação ativa dos produtores rurais. As ações incluem o cercamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a construção de barragens de contenção.
Décio Paulino destacou que essas iniciativas trarão benefícios tanto para a população da cidade quanto para os agricultores da bacia do rio São Tomé, garantindo água em qualidade e melhorando a qualidade de vida de todos.