Postado em terça-feira, 25 de março de 2025 às 10:10

Prefeitura inaugurará sala multissensorial para terapias

O atendimento será destinado, inicialmente, a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.


 Da Redação

A Prefeitura de Alfenas, por meio das secretarias de Saúde e Educação, vai inaugurar a Sala Multissensorial IUP6D, que tem como objetivo instrumentalizar, integrar e otimizar os diversos tipos de terapias e tratamentos. O espaço foi projetado para transformar a terapia em uma experiência interativa. O evento de inauguração está agendado para a próxima sexta-feira, dias 28, às 9h, no Teatro Municipal.

A sala multissensorial via funcionar em um imóvel na Praça Fausto Monteiro, 94-A, 1º andar. O imóvel fica em frente à Câmara Municipal.

De acordo com a Prefeitura, o atendimento clínico é proposto através de treinos, atividades e jogos que promovem o desenvolvimento sensorial, de habilidades cognitivas e motoras, melhorando resultados de pacientes e desempenho de equipes de forma mensurável, principalmente em indivíduos que apresentam transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem. O espaço foi projetado para transformar a terapia em uma experiência interativa, utilizando tecnologia avançada para atender às necessidades específicas de cada paciente. 

O espaço fica no centro de Alfenas, em frente a Câmara Municipal (Foto: Divulgação/Acom Prefeitura de Alfenas)


Inicialmente, o atendimento será destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, promovendo terapias de forma lúdica e interdisciplinar. A sala recebe o nome de 6D porque trabalha seis canais de aprendizagem do atendido: audição, paladar, olfato, tato, visão, equilíbrio e movimento.

“Nosso compromisso é oferecer soluções que impulsionam o desenvolvimento cerebral e que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Essa nova sala representa um avanço significativo nessa missão, permitindo que nossos alunos e pacientes tenham acesso a terapias com tecnologia de ponta.”, afirma Aline Narciele, coordenadora da Sala Multissensorial IUP6D.

A cerimônia de inauguração contará com a presença de profissionais da saúde, educadores, autoridades locais e convidados interessados em conhecer de perto os benefícios da sala. Além de representar uma inovação no atendimento, esse espaço contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e transtornos globais do neurodesenvolvimento.

A Neurobrinq, fornecedora dos equipamentos, é uma startup de tecnologia que desenvolve ferramentas e aplicativos para otimizar os serviços nas áreas de educação e saúde, integrando diferentes dispositivos tecnológicos para melhorar a qualidade do atendimento.

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo