Postado em quinta-feira, 11 de julho de 2024
às 20:08
Participação de cartunista em Feira Literária é cancelada após ataques de pré-candidato
Decisão foi após pré-candidato associar o personagem Capirotinho a satanismo.
Da Redação
O cartunista Guilherme Infante, criador do personagem Capirotinho, anunciou a desistência em participar da 8ª Semana e Feira Literária de Alfenas (FliAlfenas), que começou na segunda-feira e vai até domingo. A polêmica ganhou repercusão nas redes sociais após o pré-candidato a prefeito pelo PL, Amadeu Peloso, fazer críticas ao personagem.
O pré-candidato gravou um vídeo no qual acusa o personagem de satanismo e que isso seria levado as crianças das escolas de Alfenas. No entanto, a programação da FliAlfenas não previa a participação de Infante em escolas da cidade. O cartunista realizaria oficina na Unifal (Universidade Federal de Alfenas), com programação de quarta-feira a sábado.
Nas redes sociais, Infante, que é natural de Campos Gerais, publicou uma mensagem onde comunica o cancelamento de sua participação na FliAlfenas. A decisão de não participar do evento ocorreu após interferência de integrantes do alto escalão do governo na tentativa de barrar a repercussão das acusações de satanismo. A revista Fórum, de repercussão nacional, classificou a decisão como censura. Logo abaixo, leia o comunicado do artista.
Capirotinho, personagem conhecido na cultura local, aborda temas como desigualdade social, corrupção e autoritarismo em forma de quadrinhos. Em suas redes sociais e desenhos, o artista é conhecido por satirizar figuras políticas e realizar críticas ao status quo.
Guilherme Infante participaria da Feira Literária com oficinas na Unifal (Foto: Reprodução/Revista Fórum)