Postado em quinta-feira, 28 de setembro de 2023 às 01:01

Alfenas terá simulação contra invasão de bandidos

Forças de segurança da cidade estão passando por um treinamento especial, que inclui uma simulação de ataque de criminosos.


 Alessandro Emergente

As forças de segurança de Alfenas participarão, durante a madrugada de sexta-feira, de uma simulação de invasão de criminosos a cidade. A ação faz parte de um treinamento realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, do Tribunal de Justiça (TJ), com apoio da Polícia Federal.

Desde a última segunda-feira, um grupo de integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) participa da Ação Educacional “Medidas Cautelares e Prova no Cenário do Domínio de Cidades”, que consiste em um treinamento especial para casos extremos de invasão de criminosos.

Sob a coordenação da Polícia Federal, as forças de segurança de Alfenas elaboraram um plano de ação para a simular a invasão de uma quadrilha de criminosos na cidade. O plano contempla detalhes, como a definição de um gabinete de crise, para enfrentar casos extremos.

A simulação deve ocorrer, principalmente, na área central de Alfenas, onde estão localizadas agências bancárias. A previsão é que a movimentação tenha início no final da noite de quinta-feira e início da madrugada de sexta-feira.

 

Um plano de ação foi desenvolvido para ser colocado em prática durante a simulação (Foto: Reprodução)



A movimentação de agentes de segurança pública e o barulho durante a madrugada devem chamar a atenção dos moradores e, por isso, os organizadores divulgaram um vídeo alertando a população sobre o treinamento que está sendo realizado essa semana. [CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO]

Ações violentas com invasão de cidades do interior têm sido crescente no país. Os grupos de criminosos, fortemente armados, planejam e executam assaltos, sobretudo a agências bancárias, de forma bastante articulada.

O treinamento especial é para definir estratégias de enfrentamento a essas situações de forma integrada entre PM, Polícia Civil e GCM. No caso de Alfenas, a implantação de câmeras digitais de monitoramento, com o sistema OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) a partir de 2017, é considerada um instrumento fundamental no plano de segurança. As câmeras permitem o monitoramento em tempo real de veículos suspeitos e movimentação atípica.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo