Postado em quinta-feira, 20 de abril de 2023 às 14:02

Grupo de trabalho para segurança nas escolas é criado

O grupo, com representantes das forças de segurança, discute medidas contra a violência.


 Da Redação

O Grupo de Trabalho para Segurança nas Escolas de Alfenas se reuniu essa semana no Centro Integrado de Segurança Pública, no Jardim Aeroporto, para discutir e analisar as ações criadas que estão sendo desenvolvidas em Alfenas. Representantes das escolas municipais, estaduais e privadas estiveram presentes e falaram como está a situação nas unidades.

O prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio (PT), afirmou sobre os esforços para ampliar e fortalecer a segurança em todas as escolas. Lembrou que será feito um concurso público para Guarda Civil Municipal, aumentando o efetivo como informou o Alfenas Hoje recentemente. Disse ainda que editais do Governo Federal foram lançados especificamente para segurança escolar e que equipes da Prefeitura estão empenhadas para elaborar propostas para participar e receber esses recursos que serão aplicados na segurança das unidades.

O secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Vilela, complementou que todas as escolas já aderiram ao aplicativo do S.O.S Escola Segura, com um botão de emergência, e estão sendo monitoradas pela GCM. Marcelo Santos, coordenador da Guarda Municipal, informou também que houve um aumento das rondas e presença nas escolas de Alfenas em uma ação conjunta com a Polícia Militar.

 

O grupo de trabalho é formado por representantes das forças de segurança pública (Foto: Divulgação)



Em virtude do recesso municipal no dia 20 de abril, às repartições públicas municipais não tiveram expediente, inclusive as escolas municipais. O secretário municipal de Educação, Eliacim do Carmo Lourenço, ressaltou que este recesso já estava previsto no calendário (parte das escolas municipais serão utilizadas para abrigar atletas que participarão de jogos universitários).

Nesta quinta-feira houve uma intensificação dos efetivos da PM e da GCM nas escolas devido ao temor de possíveis ataques às escolas. Na Escola Estadual Dr. Napoleão Salles, por exemplo, foi instalada uma unidade policial de forma preventiva.

O capitão da Polícia Militar, André Caselato, comandante do policiamento em Alfenas, afirmou que sem aulas nas escolas municipais, as forças de segurança dedicariam totalmente às unidades estaduais e privadas, ampliado e focalizando nestas unidades a presença dos efetivos.

Durante a reunião foi criada uma Rede de Segurança que terá a participação de um representante de cada escola de Alfenas, este grupo irá agilizar as ações e comunicações entre forças de segurança e unidades educacionais. O Grupo de Trabalho volta a se reunir no dia 03 de maio.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo