Postado em quinta-feira, 13 de abril de 2023
às 22:10
Plano de enfrentamento da violência inclui Botão de Emergência nas escolas
Serviço, vinculado ao sistema de monitoramento da GCM, estabelece contato direto das escolas com as forças de segurança.
Alessandro Emergente
O plano de enfrentamento da violência nas escolas contém, entre as suas medidas o Botão de Emergência, um acesso direto das escolas com as forças de segurança pública. A medida foi anunciada essa semana.
O Botão de Emergência é um aplicativo, instalado em aparelhos de celular de integrantes de escolas, e que estabelece contato direto com o sistema OCR, operado pela Guarda Civil Municipal (GCM). Em caso de situações de perigo, as escolas acionam o botão e a informação já é repassada imediatamente para as viaturas da Polícia Militar e GCM. O atendimento desse tipo de ocorrência é tido como prioritário.
A ideia é agilizar o contato das escolas com as forças de segurança, atuando de forma preventiva e ostensiva. O sistema já começou a ser instalado e abrange tanto escolas da rede pública quanto da rede privada.
O sistema Botão de Emergência, também chamado de Botão do Pânico, foi apresentado aos representantes das escolas na última quarta-feira. No mesmo dia foi anunciado pelo prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio (PT), nas redes sociais.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Eliacim do Carmo Lourenço, essa não é a única medida adotada para combater a violência nas escolas. Um ponto importante, destacado por ele, é o trabalho de inteligência policial em relação às redes sociais. O objetivo é combater as notícias falsas, compartilhadas em redes sociais, que aumentam o pânico da população.
Além da ampliação das rondas policiais nas proximidades das escolas, foi definida a compra de três novas viaturas para a GCM para reforçar as rondas escolares.
Nesta sexta-feira haverá uma reunião com representantes do Ministério Público para medidas com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas e em seu entorno. Representantes do governo local e das forças de segurança participarão da reunião com o MP.
COMENTÁRIOS