Postado em terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 às 20:08

Cobertura vacinal a menores de 1 ano na regional de Alfenas atingiu 60% em 2022

A cobertura vacinal contra a Febre Amarela chegou a 60,81% no ano passado.


 Da Redação

Vacinar é uma forma simples, segura e eficiente de se proteger contra várias doenças graves como a febre amarela, que em 2022, registrou uma cobertura em torno de 60,81% em menores de um ano em Alfenas. Em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a cobertura vacinal acumulada de febre amarela, no período de 1997 a 2022, está em torno de 95%, já abaixo de 1 ano, no mesmo período, é de 72,63%, o que preocupa o órgão estadual.

A SEE/MG enfatiza que manter o cartão de vacinação atualizado é importante para todos. No município de Alfenas a população pode se vacinar gratuitamente em vários pontos da cidade:

Ambulatório Aparecida
PSF Primavera
PSF Pinheirinho
PSF Primavera


Quem é vacinado, não só protege contra várias doenças como também protege aqueles que estão à sua volta já que evitam a propagação de microrganismos. A vacina da febre amarela faz parte do calendário nacional de imunização.

 

Pessoas que tomaram duas doses antes dos 5 anos de idade ou uma dose depois dos 5 anos de idade não precisam se vacinar novamente (Foto: Divulgação)



“É muito importante que os pais levem seus filhos para a vacinação e aqueles adultos que não tem certeza se estão imunizados, pedimos que procurem uma unidade de saúde para verificação. Reforçamos também com os municípios a importância da busca ativa pelos faltosos. Orientando também as pessoas que vão para trilhas, acampamentos e zona rural, por exemplo, precisam ser vacinadas ao menos 10 dias antes dessa exposição”, reforça Silnes Helena Marçal, Coordenadora da Vigilância em Saúde da SRS Alfenas.

Pessoas que tomaram duas doses antes dos 5 anos de idade ou uma dose depois dos 5 anos de idade não precisam se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida. A pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar 5 anos, está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As referências técnicas de imunização da regional de Saúde de Alfenas Maria, Goreti M. M. Michailidis e Sandra Rodrigues, destacam que a imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma ação que fortalece a resposta imune individual e coletiva, prevenindo a disseminação de doenças, evitando surtos, epidemias e pandemias.

Quem deve se vacinar contra a febre amarela?

A vacina é segura e indicada conforme recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI):
Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem receber 1 (uma) dose;
Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem receber 1 (uma) dose de reforço;
Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem receber 1 (uma) dose;
Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber 1 (uma) dose de reforço.



Fonte: Thayane Viana de Carvalho Lenzi – SEE/MG

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo