Postado em sábado, 25 de fevereiro de 2023 às 12:12

Deputado aponta importância de organização de movimentos sociais e do terceiro setor

A reunião contou com a participação de representantes de 14 municípios do Sul de Minas, incluindo Alfenas, Alterosa e Guaxupé.


 Da Redação

O deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) realizou uma plenária, no auditório da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Alfenas, na noite da última sexta-feira, 24. A reunião, que contou com a presença de representantes regionais, tratou sobre temas como saúde e educação, que serão foco no mandato coletivo do parlamentar, segundo a sua assessoria.

Durante o evento, Luizinho falou sobre a importância dos movimentos sociais e afirmou que seu mandato deve ser instrumento para organizá-los, sejam grupos partidários, associativos ou cooperativos, o chamado terceiro setor. “É necessário organizar a sociedade na defesa dos valores humanistas e de esquerda, que sempre defendemos. Agora, com o mandato, devemos nos organizar ainda mais, apoiando e promovendo espaços de debate e construção da luta por direitos sociais”, declarou.

Além disso, o parlamentar afirmou que tem o compromisso de fazer um mandato coletivo em prol de trazer melhorias para o Sul de Minas. De acordo com Luizinho, para isso acontecer, deve ser gerado um movimento nos municípios da região. “Devemos estar presentes em toda a região, atuando e organizando a sociedade civil, apoiando nossos companheiros do PT e de diversos partidos aliados nos executivos municipais e nas câmaras de, pelo menos, 200 municípios do Sul e Sudoeste de Minas”, disse.

 

Luizinho durante a primeira plenária de seu mandato como deputado estadual (Foto: Divulgação)



Em meio às conversas, foi lembrado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Varginha, Paulo Sebastião, a atuação de Luizinho contra o trabalho escravo nos anos 90. Na época, então vereador em Alfenas, hoje deputado, chegou a participar da libertação de cerca de 5 mil trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão na região. “Em grandes fazendas da região, o trabalho escravo é uma realidade em pleno século 21. Essa vergonha nós não podemos aceitar. E o companheiro Luizinho, com sua história de luta contra o trabalho escravo desde os anos 90, pode, sem dúvida, fazer a diferença nesta luta”, afirmou Sebastião.

Nesse sentido, o ex-prefeito de Alfenas José Batista Neto relembrou sobre a criação do programa Pró-Direitos, implantado por Luizinho durante sua gestão como prefeito. O programa já atendeu mais de 5 mil pessoas, garantindo benefícios previdenciários a centenas de cidadãos. “Dentre todos os atendidos, eu destacaria as cerca de 500 pessoas que ajudamos a aposentar, que conseguimos fazer valer seus direitos”, disse Neto.

Para o ex-prefeito, no momento, o desafio é expandir esse programa para mais municípios mineiros. Dessa forma, ampliando e garantindo que mais pessoas consigam ter seus direitos garantidos em todo o Estado.

Segundo o presidente do diretório municipal do PT, de Guaxupé, Everton de Lima, vivemos tempos de mudanças. Para Lima, a eleição de Luizinho junto à vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Guaxupé mostrou a vontade de mudança pela maioria dos eleitores do município.

A plenária ocorrida em Alfenas é a primeira de uma série de reuniões e encontros que serão realizados pelo deputado no Sul de Minas, ao longo dos próximos meses. "Ao longo de todo o mandato encontros como este ocorrerão constantemente para ouvir população e direcionar nossas ações na Assembleia Legislativa", afirmou o deputado.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo