Postado em quinta-feira, 26 de janeiro de 2023
às 14:02
Ranking internacional aponta a Unifal entre as universidades mais sustentáveis do mundo
A Universidade se posiciona no 24º lugar entre as instituições brasileiras e no 5º lugar em Minas.
Da Redação
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) ocupa posições de destaque entre as universidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo. Isso é o que aponta a edição de 2022 do levantamento internacional UI GreenMetric World University Rankings.
Com 5.625 pontos, a Unifal se posiciona no 24º lugar entre as instituições brasileiras participantes e na 5ª posição entre as universidades de Minas Gerais. No cenário global, a Universidade Federal de Alfenas ocupa o 563º lugar entre as 1.050 universidades participantes de todo o mundo, e a 73ª posição na América Latina.
O GreenMetric é o principal ranking universitário mundial voltado para a avaliação de práticas sustentáveis das universidades. As iniciativas são avaliadas de acordo com os eixos: “Ambiente e Infraestrutura”, “Energia e Mudanças Climáticas”, “Resíduos”, “Água”, “Transporte”, “Educação e Pesquisa”. Na edição de 2022, a Unifal se destacou no eixo Educação e Pesquisa com 1.075 pontos. Neste eixo, alcançou 100% em quatro dos 11 indicadores.
Como o levantamento é feito?
Criado pela Universidade da Indonésia (UI) em 2010, o UI GreenMetric World University Rankings se baseia em dados e informações enviados por meio de um questionário encaminhado pela organização às universidades participantes. Esse questionário é fundamentado na estrutura conceitual de Meio Ambiente, Economia e Equidade, e seus indicadores e critérios de ponderação.
Vale informar que na edição anterior, realizada em 2021, a Universidade ficou na 460ª posição mundial com 5.700 pontos, na 19ª posição entre as 40 instituições brasileiras participantes e no 6º lugar em Minas. “É importante esclarecer que os dados do GreenMetric se referem ao ano anterior ao da divulgação do ranking, ou seja, em 2022 foram informados dados de 2021″, explica a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Larissa Araújo dos Santos.
Julieta Moreira, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Unifal, acrescenta que o objetivo da Unifal na participação do ranking não é competir com outras instituições, sobretudo, porque cada instituição tem sua própria estrutura, o que dificulta analisar os parâmetros padronizados para fins de comparação. “O nosso objetivo é utilizar os resultados do GreenMetric para nortear as ações institucionais”, reforça.
Voltadas para a sustentabilidade
Entre as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Unifal, destacam-se as usinas fotovoltaicas instaladas no campus Varginha, que tornarão o campus 100% autossustentável em energia e será uma ação considerada no próximo ano do ranking, e o Sistema Regenerativo Urbano (SRU) de Varginha, que objetiva promover o bem-estar socioambiental da comunidade do campus.
Outras ações como a criação de novo curso EAD de graduação em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, no campus Poços de Caldas, e novas etapas do projeto Coleta Seletiva, como a aquisição de lixeiras e divulgação também devem compor a nova edição do levantamento. O projeto ColetAtiva se institucionalizou e iniciou efetivamente em 2022, nos campus Sede e na Unidade Santa Clara, mas prevê a expansão para o campus Varginha e o campus Poços de Caldas, neste ano de 2023.
COMENTÁRIOS