Postado em sábado, 14 de janeiro de 2023 às 15:03

Depois de 11 anos, comportas da hidrelétrica de Furnas são abertas

O nível do reservatório ultrapassou 766 metros acima do mar, a dois metros do máximo.


 Da Redação

As comportas do vertedouro da usina hidrelétrica de Furnas foram abertas na sexta-feira, medida que foi tomada pela última vez há 11 anos. A aberturas das comportas foi determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela programação energética das unidades geradoras brasileiras.

A medida foi devido às fortes chuvas ocorridas dos últimos dias na bacia do Rio Grande (MG/SP). Além de Furnas, a abertura das comportas também foi determinada nas usinas hidrelétricas de Mascarenhas de Moraes, Luiz Carlos Barreto de Carvalho e Marimbondo. A Usina de Porto Colômbia está com o vertedouro aberto desde o dia 9.

Os dados oficiais apontam o melhor nível de água no mês de janeiro dos últimos 10 anos. O volume ultrapassou essa semana os 80% de capacidade, subindo mais de um metro apenas nos primeiros dias do ano.

O volume acima de 80% foi provocado em decorrência das fortes chuvas, associadas à limitação de vazão da usina. A situação contrasta com a seca dos últimos anos que castigou a economia da região, prejudicando principalmente o turismo náutico.

O vertedouro da Usina de Furnas foi aberto às 12h de sexta-feira, quando o reservatório de Furnas atingia 766,33 metros, o que corresponde a um volume útil de 86,53%. O nível máximo é de 768 metros acima do nível do mar.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo