Postado em domingo, 18 de setembro de 2022
às 11:11
Programas de pós-graduação da Unifal avançam em notas do Ministério da Educação
Os cursos de mestrado e doutorado tiveram avanços nas notas atribuídas pela Capes.
Da Redação
O resultado preliminar da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente a 2017-2020, apontou avanço na qualidade dos cursos de mestrado e doutorado da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). Dos 20 programas de pós-graduação da Universidade, 35% subiram faixas de conceito. A Capes é vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Na avaliação, seis programas passaram de nota 3 para nota 4 e os programas de mestrado profissional em Ensino de Física e o multicêntrico em Ciências Fisiológicas passaram de nota 4 para nota 5. “Estes resultados têm um importante impacto para a Unifal enquanto Universidade, na busca da consolidação das atividades de pesquisa e de pós-graduação oferecidas para a nossa sociedade”, comenta a coordenadora de Pós-Graduação, Fernanda Borges de Araújo Paula.
Segundo a coordenadora, apesar da tradição centenária da Unifal na oferta de cursos de graduação, a trajetória como universidade ainda é recente, com a oferta do primeiro mestrado a partir de 2005 e do primeiro doutorado a partir de 2012. “Os resultados são expressivos, pois demonstra que nossos cursos de pós-graduação stricto sensu, ainda em fase de consolidação, estão evoluindo”, enfatiza.
Em consonância com a coordenadora, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanessa Bergamin Boralli Marques, também comemora o resultado e lembra o curto caminho ainda percorrido pela Pós-Graduação. “O resultado preliminar da avaliação dos programas de pós-graduação da Capes é sensacional para Unifal porque, historicamente, a Universidade é muito jovem e a Pós-Graduação é tão jovem quanto”, diz. “Se você pensar bem, nós temos cursos, criados em 2014 e 2015, que somente dessa vez passaram pelo seu primeiro ciclo avaliativo completo e já foram considerados conceito 4. Então a avaliação foi muito positiva”, acrescenta.
A pró-reitora explica que a maioria de programas de pós-graduação da Unifal tem nota 3, porque é essa a nota inicial, de entrada no sistema. “O programa nasce com o conceito aprovado e quando ele passa pelo seu primeiro ciclo avaliativo, ele tem nota 3”, detalha.
Conforme a pró-reitora, a Unifal passou de uma fase de expansão com abertura de programas e no atual cenário, encontra-se em fase de consolidação e aumento de conceito, o que está relacionado ao Plano de Desenvolvimento Institucional. “Nós temos hoje um número grande de alunos já titulados, mais de mil mestres formados pela Unifal, então é uma importância muito grande a melhoria dos conceitos dos nossos programas associada à melhoria da formação de recursos humanos e à qualidade dos trabalhos produzidos”, comenta.
Os seis programas que passaram da nota 3 para a nota 4, foram:
Mestrado Profissional em História Ibérica
Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (recentemente oferecido em parceria com a Unifei)
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental
Programa de Pós-Graduação em Física (associação com UFSJ)
Os dois programas que ampliaram de nota 4 para a nota 5, foram:
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas – Programa Multicêntrico
“Os demais programas de pós-graduação mantiveram as notas da avaliação anterior, e vários obtiveram melhores avaliações em determinados quesitos da ficha de avaliação em comparação com avaliações anteriores, o que demonstra que houve uma evolução do programa, apenas não atingiu todas as métricas necessárias para aumento da nota”, explica Fernanda Borges.
Como é feita a avaliação
Para efetuar a avaliação, a Capes realiza anualmente uma coleta de dados referentes aos programas de pós-graduação, por meio da Plataforma Sucupira. Conforme explica a coordenadora de Pós-Graduação, a cada quatro anos é realizada uma avaliação destes programas por uma comissão formada por especialistas da área, de acordo com os quesitos estabelecidos pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES).
“Os documentos de área, as fichas de avaliação e os relatórios de avaliação são norteadores do processo de avaliação quadrienal para as 49 áreas de avaliação da Capes. É realizada uma análise comparativa e detalhada dos quesitos previstos nestes documentos que permitem avaliar a evolução dos Programas de Pós-Graduação ao longo dos quatro anos bem como suas perspectivas”, esclarece.
Segundo Fernanda, após a avaliação, são atribuídas notas de 3 a 7 que correspondem aos seguintes conceitos: 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom), 6 e 7 (excelente). “Notas 1 e 2 implicam o descredenciamento do curso junto à Capes. O conceito A é atribuído aos programas novos, na ocasião, que são aprovados pela Capes, indica que o programa atende todos os requisitos necessários para o seu funcionamento, sendo reconhecidos pela Capes, porém, ainda não passaram pela avaliação quadrienal. Assim, inicialmente os programas não recebem nota apenas o conceito A”, diz.
Na avaliação quadrienal, esses novos programas passam a receber nota, conforme os demais programas já existentes. “Para estes casos, a obtenção de nota 3 ou superior indica que o programa evoluiu”, esclarece.
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