Postado em domingo, 4 de setembro de 2022
às 21:09
Em Alfenas, Ciro Gomes defende proteção ao cafeicultor diante do dólar
Objetivo é que produtores não sejam atingidos com as oscilações do dólar na compra de fertilizantes.
Alessandro Emergente
Durantes a sua visita a Alfenas, na manhã de domingo, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) defendeu mecanismos de proteção aos cafeicultores, diante as oscilações do câmbio, na compra de fertilizantes importados. O objetivo da proposta é que os produtores não fiquem vulneráveis a alta do dólar.
“Subiu 200% em números redondos o custo dos fertilizantes. Eu vou verticalizar isso e fazer com que o cafeicultor e todos agricultores paguem em real e não percam com a valorização do dólar”, disse ao ser questionado pela reportagem do Alfenas Hoje.
A logo prazo, um dos itens da proposta de governo de Ciro Gomes é articular a redução da dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados, que se agravou com a guerra na Ucrânia. De acordo com dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), 85% dos fertilizantes usados em 2021 foram importados.
Além da proteção em relação as oscilações do dólar, gerando perdas aos cafeicultores, Ciro Gomes disse que é preciso agregar valor ao café brasileiro, além de uma ação de marketing do produto nacional, executada pelo governo. “Esse marketing não pode ser feito individualmente. Quem tem que fazer isso é o governo brasileiro”, disse.
Ciro Gomes visitou Alfenas, acompanhado pela candidata a deputada federal Kátia Goyatá (PDT), vereadora em seu segundo mandato, e Bruno Miranda, candidato ao Senado pelo PDT. A candidata a deputada estadual Salma Regina Gallate também acompanhou Ciro.
O presidenciável foi recebido por apoiadores na Praça Dr. Emílio da Silveira, onde discursou. Criticou o modelo econômico adotado pelo governo de Jair Bolsonaro e durante a gestão petista e reafirmou suas propostas, como de tributação de grandes fortunas e criação de um programa de renda mínima.
Após deixar Alfenas, Ciro Gomes seguiu para Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde cumpriu agenda política no período da tarde.
COMENTÁRIOS