Postado em domingo, 8 de maio de 2022 às 20:08

Deformidade craniofacial é tema de educação permanente em saúde

Evento, realizado no final de abril, fez parte de uma ação quadrimestral desenvolvida pelo Núcleo de Qualidade do Serviço.


 Da Redação

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas e o Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar do Componente Deformidade Craniofacial (NQOH_DCF) realizaram, no dia 29 de abril, uma ação de educação permanente em saúde, por videoconferência, com o tema "Protocolos de atendimentos, diagnóstico e tratamentos das deformidades crânio faciais".

O evento fez parte de uma ação quadrimestral desenvolvida pelo Núcleo de Qualidade do Serviço ofertado em Alfenas. O Núcleo é formado por profissionais de saúde do Hospital Alzira Velano, da secretaria municipal de saúde de Alfenas e da SRS Alfenas. A capacitação foi destinada aos profissionais das Equipes de Saúde Bucal (cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal) da Atenção Primária à Saúde e das Equipes de Atenção Primária à Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais).

A ação de educação permanente foi conduzida pelo Coordenador do Centro Pró-Sorriso, professor Julian Miranda Orsi Júnior e contou com a participação de mais de 100 profissionais de diferentes macrorregiões do estado de Minas Gerais.

Os serviços de Assistência à Deformidade Craniofacial (DFC) estão em unidades hospitalares de referência para o tratamento das pessoas com DFC congênitas (fissuras/fendas lábio palatinas) que necessitam de intervenções multiprofissionais, e DFC adquiridas por traumatismo e/ou enfermidades debilitantes que necessitam de intervenções craniofaciais complexas. Em Alfenas, O Hospital Universitário Alzira Velano, é referência para o tratamento ambulatorial e cirúrgico das populações das macrorregiões Sul, Sudeste, Centro-Sul e Oeste, além de ser referência para atendimentos de urgência odontológica, traumatologia bucomaxilofacial de média e alta complexidade, procedimentos bucomaxilo especiais e odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais (PNE).

Para a referência técnica da Rede de Atenção à Saúde Bucal da SRS Alfenas, Heron Ataide Martins, “foi uma ação muito enriquecedora e importante porque além do alinhamento dos fluxos de encaminhamentos, os profissionais de saúde conheceram melhor o serviço de excelência que é desenvolvido no SUS MG: gratuito, de qualidade, com um atendimento humanizado. Essa humanização foi bem destacada nas experiências de atendimentos compartilhadas pelo professor Julian. Além disso, estas ações de educação permanente do núcleo de qualidade contribuem para a disseminação das informações, conhecimentos técnicos e experiências vividas pelos serviços de Assistência à DFC aos profissionais de saúde dos demais níveis de atenção à saúde”.

Heron Martins enfatiza que o Manual Instrutivo para Atenção à Deformidade Crânio Facial-Fissuras Labiopalatinas, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a contribuição dos serviços existentes no Estado, reforça que embora os Centros de Tratamento para pessoas com Deformidades Crânio faciais/fissuras labiopalatinas possuam uma equipe completa e de excelência para atuar durante todas as fases do tratamento, é importante que os profissionais de saúde conheçam a rede de atenção voltada à essas condições e as competências de cada nível de atenção para o compartilhamento do cuidado.

“Destaco a excelência do serviço prestado pela instituição, que é referência para atendimentos de deformidade craniofacial desde 1992, somado ao importante papel do núcleo de qualidade na reorganização e otimização do serviços existentes na Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB-MG) e agradeço o empenho de todos. Este encontro reforçou a relevância deste trabalho que transforma a vida dos pacientes e seus familiares”, concluiu Martins.

Fonte: Thayane Viana/SES-MG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo