Postado em sábado, 11 de setembro de 2021
às 09:09
As 6 melhores sementes para consumir no dia a dia
Elas podem ser usadas em saladas para dar um crocante, pode ser usada como um lanche ou acompanhar frutas e até sucos.
As Melhores Sementes
1- Sementes De Abóbora
A primeira melhor semente é de abóbora. Isso porque, são fontes de ácidos graxos essenciais de zinco e ômega-3. Além disso, contém proteínas, ferro e fósforo e possui baixo carboidrato. Outro benefício da semente de abóbora é seu potencial em magnésio.
As sementes de abóbora são uma boa fonte de magnésio, importante para a formação dos ossos.
Alta ingestão de magnésio está associado com uma maior densidade óssea e demonstrou diminuir o risco de osteoporose em mulheres após a menopausa (1).
Possuem cucurbitacins, substâncias que ajudam a evitar a conversão de testosterona em dihidrotestosterona, que beneficiam a saúde do trato urinário e sexual tanto dos homens quanto das mulheres.
2- Semente De Gergelim Preto E Uma Das Melhores Sementes
Ricas em proteínas, ferro, zinco, magnésio, cálcio e ácido fítico, e também são baixas em carboidratos.
Além disso, contém substâncias que ajudam reduzir os níveis de colesterol. É é uma fonte bem conhecida de vitamina E, ômega-6 e gorduras monoinsaturadas que são benéficas para a saúde.
Ajuda a proteger a saúde das artérias e aumenta a elasticidade da pele. Por fim, ajuda na digestão, estimula a circulação sanguínea e cuida do sistema nervoso.
3- Semente De Girassol
Rica em vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio, ferro, cálcio, potássio, proteína, vitamina E e minerais como o zinco, manganês e o cobre.
Além disso, possui ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, que são qualidades de gorduras que beneficiam a saúde e ajudam proteger as artérias.
São impulsionadores imunológicos e ajudam a proteger o organismo contra doenças cardíacas, enquanto a vitamina B pode ajudar na luta contra o estresse.
4- Semente De Linhaça
A linhaça além de ser uma das melhores sementes é a mais conhecida. Ela é fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, ou seja, necessários para a maioria das funções corporais. Além disso, é rica em fibras e manganês dietéticos.
A semente de linhaça contém lignanas, um tipo de fitoestrógeno que pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como as sensações de calor excessivo. Ricas em fibra solúvel, também podem ajudar a aliviar a constipação.
Prefira sempre a semente de linhaça. A farinha de linhaça oxida com o tempo, por isso, se for usar a farinha em alguma receita, bata a semente de linhaça e faça sua própria farinha na hora de usar.
5 – Semente De Chia
A semente de Chia tem a capacidade de reverter os efeitos da inflamação. Além de regular o colesterol e baixar a pressão arterial, torna o seu consumo extremamente benéfico para o organismo.
A chia hidratada vira um gel que pode ser usado em receitas para dar liga na massa substituindo a clara do ovo, por exemplo.
6- Semente De Cânhamo
Cânhamo é uma das melhores sementes e uma das poucas fontes vegetarianas de proteína completa. A semente de cânhamo contém todos os 20 aminoácidos necessários para manter a boa saúde, ou seja, a chave para a construção de músculos que quebram calorias.
Por isso, se você está procurando melhorar a digestão, equilibrar os hormônios e melhorar o metabolismo, a semente de cânhamo é uma ótima escolha.
Além disso, elas possuem um perfil nutricional elevado, e são uma adição saudável para a maioria das dietas.
FONTE: Doutor Juliano Pimentel
COMENTÁRIOS