Postado em sexta-feira, 13 de agosto de 2021
às 07:07
Polinização assistida aumenta a produtividade de lavoura de café em 20%, diz estudo
Pesquisa mostra que além de ampliar a quantidade de produção por hectare, houve aumento na qualidade e pontuação do café.
Da Redação
Com a recente incidência das geadas, a cafeicultura brasileira está buscando formas de enfrentar os impactos ocasionados aos pés de café e diminuir as perdas futuras. Uma das soluções adotadas no agronegócio é a polinização assistida inteligente.
De acordo com Diego Moure de Oliveira, pesquisador sênior da AgroBee (que promove a integração entre produtores rurais e criadores de abelhas), um estudo inédito de resultados, divulgado pela empresa, aponta que com a polinização das abelhas do mel (Apis melífera), em 6 hectares, ocorreu um aumento acima do esperado.
"Estávamos aguardando ansiosamente os resultados do serviço aplicado na fazenda São Paulo localizada em Patrocínio/MG. Houve o aumento de 20% na produtividade, igual a 12 sacas de café a mais por hectare em comparação as áreas que não receberam as abelhas", comenta.
Outro ponto importante de ser ressaltado, segundo o pesquisador, foi a melhoria na qualidade do grão, "Foi registrado um aumento na pontuação do café de + 3 pontos dos grãos da área polinizada que marcaram 85 pontos versus 82 da área de controle, que são os locais da mesma propriedade que não receberam as abelhas", explica.
"No estudo de resultados dessa fazenda, também identificamos uma redução na pegada de carbono por tonelada de café produzida na propriedade de 0,99 ton/hect/ano, redução de 1,9 milhões de litros/hect/ano em consumo hídrico e -2,8 litros/hect/ano em uso de pesticidas", completa o pesquisador.
"Entendemos esse momento difícil que os produtores de café estão enfrentando com as geadas, e acreditamos que podemos ajudá-los a aumentar a qualidade e quantidade de grãos de cafés produzidos", completa Guilherme Sousa, CEO da AgroBee.
COMENTÁRIOS