Postado em quarta-feira, 16 de junho de 2021 às 21:09

Mostra de Cinema de Fama vai até domingo

Evento dedicado a promover o setor audiovisual mineiro segue até o dia 20 com exibição de filmes e atividades gratuitas para o público.


 Da Redação

O lançamento da 4ª Mostra de Cinema de Fama será nesta quinta-feira (17/6), a partir das 18h. Participam da abertura o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o prefeito e o vice prefeito de Fama, Osmair Leal dos Reis e Alexandre Eller de Souza, o secretário de Cultura e Turismo, Douglas Prado, o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Reis, a presidente da Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas, Thayse de Castro, além de parceiros, cineastas e amigos. A cerimônia será online, gravada e disponibilizada no site da Mostra.

Até o dia 20/6 serão exibidos 45 filmes, distribuídos em cinco mostras temáticas, sendo uma delas competitiva. Além disso, estão programadas atividades formativas com a participação de diversos convidados, 3 rodas de conversas e 2 painéis temáticos. Por causa da pandemia, este ano toda a mostra será online, transmitida gratuitamente no site www.mostrafama.com.br.

As atrações para a noite de abertura foram cuidadosamente preparadas para encantar o público e prender a atenção do início ao fim. A Orquestra de Câmara Sul Mineira, dirigida pelo maestro Ramon Moraes, preparou um show exclusivamente para o evento, com trilhas sonoras de clássicos do cinema nacional.

Os cineastas Isael e Sueli Maxakali serão homenageados na sequência. Às 19h eles participam da roda de conversa sobre a produção mineira e indígena, com mediação de Mariana Botelho. Durante o bate papo serão abordadas as dificuldades que os indígenas encontram na produção cinematográfica e as possíveis soluções.

Para encerrar a noite em grande estilo serão exibidos os filmes: "Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!" (70´), de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero; “Yãy tu nũnãhã payexop: encontro de pajés” (26’), de Sueli Maxakali e “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito” (76’), de Sueli Maxakali e Isael Maxakali. “Essa Terra é nossa” já esteve em vários festivais, levando a história da chegada dos brancos e a destruição causada nas terras indígenas.

De acordo com a coordenadora da 4ª Mostra de Cinema de Fama, Aryanne Ribeiro, realizar esta edição foi um desafio. “Não podemos dizer que o formato online é melhor ou pior. Além de propor uma nova abordagem para as ações do festival, também manteremos a segurança neste delicado momento”, diz.

Aryanne também ressalta a importância da realização do festival nesse momento de pandemia. “Queremos ser uma janela de exibição no interior de Minas, uma possibilidade de trazer para a população trabalhos diversos que não estão disponíveis no circuito comercial. Observamos um aumento da produção regional, que possui dificuldades de circular nos grandes festivais, mas garantem exibição em nosso evento. Se ver na tela do festival, e agora nas telas dos computadores, tvs e smartphones, é uma oportunidade única de pensar nossa relação com a cidade e nossa cultura”, afirma Aryanne.

Uma novidade desta edição é o troféu, criado por Aryanne Ribeiro e executado pelo artista Ozeias Cornélio da Silva, exclusivamente para a Mostra de Cinema de Fama. Ozeias, que se apresenta como um apaixonado pelas artes, produziu o seu primeiro longa-metragem colorido em 1974. Atualmente se dedica ao entalhe em madeira, com peças que retratam a sua versatilidade dentro da técnica. O troféu criado é muito ligado às questões da cidade, que possui economia baseada na piscicultura e no turismo, principalmente. O desenho da peça faz uma leitura das escamas de peixe que remete aos louros da cidade e aos louros de quem é premiado na mostra.

Na sexta-feira e no sábado a Mostra segue com muitas atividades. Sexta serão exibidos os filmes selecionados para as Mostras Fama e Mineira, a partir das 17h. Antes disso, serão realizados a Roda de Conversa "A produção mineira na pandemia", com Aryanne Ribeiro, Daniela Fernandes, Luana Melgaço, Marina Azze e Raquel Hallak, às 10h; e o Painel "Trabalho pedagógico aliado ao cinema", com Patrick Moyses, às 14h.

No sábado, às 10h, teremos a Roda de Conversa "O fazer cinema em MG", com Roberto de Matos, Rodrigo Mikelino e Shirley Krenak. Às 14h, o Painel "Cinema, educação e práticas de cuidado na pandemia. Notas sobre ‘ano 2020’”, com o Coletivo Olhares (Im)Possíveis. Serão exibidos os curtas selecionados para as Mostras Novas Telas, Faminha e Internacional, a partir das 17h.

No domingo, teremos o encerramento às 20h, com a cerimônia de premiação dos vencedores da Mostra Fama e o melhor curta da Mostra Minas, escolhidos pelo júri.

A Mostra de Cinema de Fama é realizada pela Gesto Produtora, desde 2017 na cidade de Fama, sul de Minas Gerais, com exibições ao ar livre, às margens do Lago de Furnas. Por conta da pandemia, esta edição será em formato online, com toda a programação transmitida gratuitamente no site Mostra Fama.

Mostras e Premiações

Os 45 filmes selecionados serão exibidos em uma das cinco mostras temáticas: Mostra Fama, de caráter competitivo para produções nacionais; Mostra Mineira, dedicada às produções mineiras inscritas; Novas Telas, exibirá curtas realizados ao longo da pandemia, focada em produções de até 5 minutos feitas com o celular; Internacional, com filmes estrangeiros convidados; e por fim, a Faminha, com produções dedicadas ao público infanto-juvenil.

O vencedor do primeiro lugar da Mostra Fama receberá o troféu Cardume, enquanto o segundo e o terceiro colocados receberão os troféus Peixe e Escama, respectivamente. Além disso, os vencedores terão a oportunidade de fazer parte do catálogo da plataforma Cardume por 1 mês e o primeiro colocado receberá a assinatura anual como premiação adicional.

A Cardume é um portal de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu como uma ideia para difundir, fomentar e internacionalizar o audiovisual independente brasileiro. Ela possui um extenso catálogo de filmes para exibição e ainda promove ações de fomento, formação e impulsionamento do audiovisual nacional.

Será premiado também o melhor filme da Mostra Mineira, selecionado pelo júri. Ele será exibido no Festifrance (Mostra Francesa de Cinema), que acontece desde 2015, fortalecendo a difusão e o intercâmbio do Brasil com a França.

Conheça a programação completa:

Dia - 17/06 – Quinta-feira
17h – Cerimônia de abertura
Apresentação da Orquestra de Câmara Sul-Mineira (OCSM), interpretando trilhas de sucesso do cinema nacional.

19h - Roda de conversa com os homenageados sobre a produção mineira e indígena. Com a presença dos diretores do filme Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! Mediação de Mariana Botelho.

20h30 - Filmes Homenageados
"Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!" (70´), de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero.
“Yãy tu nũnãhã payexop: encontro de pajés” (26’), de Sueli Maxakali.
“Yãmĩyhex: as mulheres-espírito” (76’), de Sueli Maxakali e Isael Maxakali.

Dia 18/06 - Sexta-feira
10h - Roda de conversa - "A produção mineira na pandemia", com Aryanne Ribeiro, Daniela Fernandes, Luana Melgaço, Marina Azze e Raquel Hallak.
Mediação de Charles Souza.

14h - Painel - "Trabalho pedagógico aliado ao cinema", com Patrick Moyses.

17h – Apresentação das Mostras Fama e Mineira.

Dia 19/06 - Sábado
10h - Roda de conversa - "O fazer cinema em MG", com Roberto de Matos, Rodrigo Mikelino e Shirley Krenak. Mediação de Lorena Coelho.

14h - Painel "Cinema, educação e práticas de cuidado na pandemia. Notas sobre ‘ano 2020’”, com o Coletivo Olhares (Im)Possíveis.

17h – Apresentação das Mostras Novas Telas, Faminha e Internacional

Dia 20/06 – Domingo
20h – Cerimônia de encerramento e premiação.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo