Postado em quinta-feira, 3 de junho de 2021
às 23:11
Atualizada em sábado, 5 de junho de 2021
às 12:41
Músicos alfenenses são atrações no Festival Vento Sul
Duo viola caipira e percussão num fim de tarde com Felipe Silveira e Mateus Megda.
Da Redação
As atrações na 1ª edição do Festival Vento Sul, nessa sexta-feira, foram os músicos alfenenses Felipe Silveira (viola caipira) e Mateus Megda (bateria e percussões). O show aconteceu num final de tarde na aconchegante fazenda São Judas Tadeu, na zona rural de Alfenas.
Como tem acontecido desde o início do projeto, todos os shows do Festival Vento Sul são online e respeitando todos os protocolos de prevenção à pandemia do Covid-19. Para assistir ao espetáculo, basta acessar o perfil da RB Produções no Instagram (@rbproducoesvga) ou diretamente seguir diretamente para o link do show. Clique aqui e assista!.
Felipe Silveira informou que o repertório foi bem selecionado com releituras e homenagens a grandes referências musicais brasileiras como Índio Cachoeira, Almir Sater, Tião Carreiro, Ivan Vilela, dentre outros. “Acima de tudo queremos valorizar a presença da viola caipira e suas percussões na cultura popular, abordando a inclusão do instrumento em novas concepções e comportamentos relacionados a prática, dialogando com a tradição caipira, e as novas formas estilísticas contemporâneas”, disse antes do evento.
Já o percussionista Mateus Megda comentou que o Festival Vento Sul está proporcionando para a cultura Sul Mineira a possibilidade de colocar no cenário musical artistas emergentes locais para difundirem seus trabalhos. “Diante deste cenário pelo qual passamos o festival vem como incentivo para classe artística e ressignifica a arte de modo geral. Que o Vento Sul sirva de exemplo para novas produções da área cultural, tão carente na nossa região”, declarou.
O que mais vem por aí?
Depois de seis shows realizados (desde o dia 27 de mai), a produção do Festival Vento Sul celebra as mais de mil visualizações e a alta adesão do público. “Os shows virtuais tiveram um grande boom no começo da pandemia, mas aos poucos a audiência foi caindo. São muitas produções ao mesmo tempo, né?”, comenta o maestro Rosildo Beltrão.
“Então, conseguirmos a atenção e o amplo envolvimento do público tem sido maravilhoso. Raphael Wagner, Lorenzo, Raimundo Andrade, Grilo à Paisana e Nita Rodrigues já vieram aos poucos e tem sido maravilhoso percebermos o quão importante têm sido essa iniciativa.”, conclui.
Já Deborah Beltrão, uma das realizadoras do Festival, também comemora bastante o início das atividades. “Primeiro veio Raphael, no quarto de casa. Que guitarra potente! Lorenzo gravou numa pista de skate inusitada, com o seu piano aberto, Homil Jr. trouxe belíssimas releituras da MPB, Raimundo Andrade trouxe doces memórias na beira do fogão à lenha, o Grilo à Paisana arrasou numa linda edição em sofisticado estúdio e Nita Rodrigues encantou a todos na noite de ontem”, comenta.
“Que bom ver a presença das mulheres que estão vindo com tudo e ainda tem muita coisa legal pela frente. Estou com muita expectativa para os shows das brilhantes Valentina, Estephanie e o espetáculo Melancólicas! Não tenho dúvidas de que o coração vai ficar quentinho nestas noites tão frias de quase inverno”, afirmou Deborah.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA (todos os shows serão às 20h):
A 1ª edição do Festival Vento Sul conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, no âmbito do estado de Minas Gerais. Os shows já realizados continuam disponíveis ao público, que pode acessá-los a qualquer momento:
• 27/mai (quinta): Raphael Wagner
• 28/mai (sexta): Lorenzo
• 31/mai (segunda): Homil Jr.
• 1/jun (terça): Raimundo Andrade
• 2/jun (quarta): Grilo à Paisana
• 3/jun (quinta): Nita Rodrigues
• 4/jun (sexta): Felipe Silveira e Mateus Megda
• 7/jun (segunda): Jota JJ
• 8/jun (terça): Claudio Joth Power Trio
• 9/jun (quarta): Alexandre Braga e Celso Faria
• 10/jun (quinta): Estephanie Nascimento
• 11/jun (sexta): Roda de Samba Império da Serrinha
• 14/jun (segunda): Melancólicas (Tiago Branco, Rachel Mitidiere e Sabrina Biê)
• 15/jun (terça): Valentina Mangiapelo
Serviço:
Como assistir aos shows?
Acesse os links dos shows no Instagram (@rbproducoesvga), diretamente pelo linktr.ee/rbproducoes ou nas próprias páginas dos artistas.
Onde tirar dúvidas?
eventosvarginha@gmail.com
Realização: RB Produções & Eventos | Produção: Através - Gestão Cultural
Apoio cultural: Lei Aldir Blanc (Minas Gerais)
COMENTÁRIOS