Postado em terça-feira, 25 de maio de 2021
às 19:07
25 novos leitos de UTIs foram inaugurados para atender demanda da região
Os leitos foram implantados a partir de um fundo criado pelas prefeituras que integram o Cislago.
Da Redação
Vinte e cinco novos leitos foram entregues na última sexta-feira pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cislagos). Os leitos serão custeados com recursos de municípios da região por meio do Cislago e devem atender a demanda da região bo combate a pandemia da covid-19.
São 10 leitos para Machado, 10 para Poço Fundo e 5 leitos para Campestre. Esses leitos somam-se aos 30 leitos de UTI do Hospital Santa Casa (HSC), de Alfenas, destinados a pacientes com covid-19. De acordo com o último boletim da Santa Casa, publicado nesta terça-feira, a ocupação das UTIs está em 97% e, na enfermaria, em 77%.
A iniciativa de criar novos leitos para atender a demanda regional foi a partir da criação de um fundo com as prefeituras participantes do consórcio. O investimento dos governos locais foi de R$ 1.400.760,00 com a aquisição de 11 respiradores e contratação de 24 profissionais. No início de abril, a Câmara Municipal autorizou a Prefeitura de Alfenas repassar R$ 243 mil para a criação do fundo.
De acordo com o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), os leitos clínicos que são de suportes para as UTIs também atingiram o seu limite. Dez leitos estão sendo disponibilizados no Hospital Imesa que, embora seja da rede privada, foi locado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma emergencial.
“A descentralização dos leitos utiliza o potencial dos hospitais dessas cidades onde eles serão instalados, já que os profissionais de saúde do município estão esgotados e não há profissionais de saúde especialistas em UTI para serem contratados”, informou o prefeito.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS