Postado em segunda-feira, 10 de maio de 2021
às 16:04
Campanhas de arrecadação de alimentos para famílias em situação de risco
Em conjunto, mais de 400 quilos de produtos já foram doados por projetos integrados pela Unifal.
Da Redação
Para contribuir com famílias em vulnerabilidade socioeconômica do Sul de Minas, a Unifal (Universidade Federal de Alfenas), por meio de projetos de extensão universitária, promove ações solidárias de arrecadação de alimentos e outros produtos para doação. Atualmente, duas ações estão em andamento: “Quarentena Solidária: unidos contra a fome” e “Unifal-MG em sintonia”. Ambos receberam alimentos não perecíveis ao longo da campanha interna de vacinação contra a H1N1 dos servidores e dos profissionais terceirizados da Universidade.
Em Varginha, o projeto “Quarentena Solidária: unidos contra a fome”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Estado, Mulheres e Políticas Públicas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Geni), em parceria com o Núcleo de Capacitação para a Paz (Nucap), realizou a abertura da campanha com a arrecadação de alimentos no dia 23/4.
“Diante do corte e posterior retomada do auxílio emergencial no Brasil, em valor não condizente com a realidade material das famílias, surgiu a demanda de apoio da Universidade, por meio da equipe do Geni, de realizar uma campanha de arrecadação de alimentos e recursos financeiros para abastecer a cozinha social do Nucap, para que esta possa distribuir refeições prontas às famílias mais carentes”, explicou a professora Fernanda Mitsue Soares Onuma, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal.
A docente também destacou que a adesão à iniciativa foi positiva e que os principais alimentos doados na Unifal foram arroz, feijão e leite longa vida. “Agora, a campanha segue até dia 31/05. São três pontos de coleta em Varginha: NUCAP, SindComerciários e Instituto da Construção”, completou a professora Fernanda Mitsue. Os locais de coleta também aceitam doações de fraldas, roupas e brinquedos para as crianças atendidas pelo Nucap.
No município de Alfenas, o projeto “Unifal em Sintonia”, criado no começo da pandemia, reuniu cerca de 443 quilos de alimentos durante a campanha de vacinação contra a gripe. Segundo a professora Marisi Gomes Soares, do Instituto de Química, os alimentos mais arrecadados pelo projeto foram feijão (92 quilos), macarrão (52,5 quilos), arroz (136 quilos), açúcar (72 quilos) e óleo (46 litros), assim como itens de limpeza e higiene. “Cabe destacar que os alimentos serão incorporados às cestas básicas, nas quais haverá a adição de proteínas (carnes e leite)”, contou a professora Marisi Gomes.
Para colaborar, a docente explicou que é possível realizar doações de alimentos não perecíveis na portaria da UNIFAL-MG ou financeiras por meio de depósito de qualquer valor para o projeto, na conta da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe), cujos dados são: Banco do Brasil – Agência: 0168-6 – Conta Corrente: 10238-5 – CNPJ: 25.657.149/0001-79
“Após o depósito, é preciso enviar o comprovante para os e-mails financeiro@facepealfenas.org.br e unifal.sintonia@unifal-mg.edu.br informando que a doação é para o projeto Unifal-MG em Sintonia”, completou a professora Marisi Gomes.
COMENTÁRIOS