Postado em sexta-feira, 2 de abril de 2021
às 08:08
Cefet-MG abre processo seletivo para Engenharia Elétrica
São 60 vagas para o primeiro semestre letivo de 2021.
Da Redação
O curso de Engenharia Elétrica do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), campus Nepomuceno, está com 60 vagas abertas para o 1º semestre letivo de 2021. São 40 novas vagas por meio de processo seletivo e outras 20 vagas a partir do preenchimento de vagas remanescentes, sendo duas vagas para reopção de curso, duas para reingresso, duas para transferência e quatorze para obtenção de novo título. As inscrições vão até segunda-feira, dia 5. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
A graduação em Engenharia Elétrica completa, em 2021, seis anos desde a sua implantação. Com nota 4 obtida no reconhecimento de curso pelo Ministério da Educação, o Campus Nepomuceno conta ainda com os cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica, Mecatrônica e Redes de Computadores.
A instituição informa que vem se expandindo ano a ano, possibilitando aos futuros engenheiros eletricistas uma formação conceitual e prática sólida. Prova desse crescimento, segundo o Cefet-MG, está na quantidade de laboratórios para prática e pesquisa na área da Engenharia Elétrica: Laboratório de Máquinas Elétricas, de Eletrônica e Controladores Programáveis, de Acionamentos Elétricos, entre outros. Nesse sentido, destaca ainda a futura implantação de uma Minicentral Elétrica Fotovoltaica, que vai proporcionar ganho em sustentabilidade para o Campus e possibilitar o desenvolvimento de projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Para Allan Machado, do 6º período de Engenharia Elétrica, a infraestrutura é um dos três aspectos positivos do curso. “Temos uma grande estrutura e equipamentos de qualidade para nos auxiliar no aprendizado da prática profissional”, afirma.
O estudante destaca ainda como fatores relevantes da graduação em Nepomuceno as atividades extraclasses oferecidas e a proximidade com os professores e a coordenação do curso. “Participei da Fundação da Empresa Júnior, do Diretório Acadêmico (DA), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), de Órgãos Colegiados (Congregação, Colegiado de Curso, Conselho de Graduação) e atualmente do Conselho-Diretor, órgão máximo deliberativo da Instituição”.
O engenheiro eletricista do Cefet-MG
O profissional formado na graduação em Engenharia Elétrica do Cefet-MG vai estar apto a atuar no campo industrial e empresarial, bem como em instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, envolvendo as áreas afins da engenharia elétrica: sistemas de energia elétrica, qualidade, conservação e eficiência de energia, automação e controle de processos, instrumentação, microeletrônica e telecomunicações. Atuará, ainda, em projetos, consultoria, gerenciamento e pesquisa de novos produtos e processos.
>>Clique e saiba mais sobre o curso
COMENTÁRIOS