Postado em terça-feira, 19 de janeiro de 2021 às 22:10
Atualizada em sexta-feira, 22 de janeiro de 2021 às 17:06

Técnica em enfermagem é a 1ª a ser vacinada contra a covid-19 em Alfenas

Profissionais que atuam na linha de frente no combate a covid-19 serão os primeiros a serem imunizados.


Da Redação

Alfenas recebeu, na tarde de terça-feira (19), as primeiras doses da vacina CoronaVac e já iniciou a imunização de parte dos profissionais que atuam na área da saúde. Foram recebidas 1.532 doses para 766 pessoas. A primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19, no Sul de Minas, foi a técnica em enfermagem Adriana de Souza, de 48 anos.

A vacinação de Adriana e de outros dois profissionais do setor de saúde foi em um ato simbólico que marcou o início da vacinação. Os três são funcionários do Hospital Santa Casa (HSC) e foram selecionadas para as primeiras doses por atuarem no enfrentamento da covid-19.

As outras duas pessoas imunizadas foram Virgínia de Fátima Moraes, de 49 anos, que trabalha na área de limpeza do hospital, e o médico João Víctor Neves Lopes, de 27 anos.

A técnica de enfermagem foi a primeira a ser vacinada no Sul de Minas (Foto: Reprodução/Redes sociais)


As doses chegaram a Superintendência Regional de Saúde, de Alfenas, no decorrer da tarde de terça-feira e foram redistribuídas entre as cidades que compõem a Regional. Das 12 mil doses recebidas pela Superintendência, 1.532 foram destinadas para Alfenas para a imunização de 766 pessoas. Cada uma terá que tomar duas doses da vacina.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, as primeiras doses estão sendo destinadas aos profissionais que atuam na linha de frente no combate a covid-19. O número recebido nessa primeira remessa é insuficiente para atender os profissionais de saúde e que atuam em funções de apoio, como atendentes.

As pessoas imunizadas receberam um cartão de vacinação (Foto:Reprodução/Redes sociais)


A distribuição das doses de CoronaVac pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) teve início pela manhã por transporte aéreo e a logística de transporte da vacina envolveu a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

Minas Gerais recebeu 577.680 doses da CoronaVac e a expectativa é que esse primeiro lote dure até o fim de semana. O Ministério da Saúde, responsável pela distribuição do imunizante aos estados, com base em critérios de proporcionalidade, prevê que 275.088 pessoas serão vacinadas nesta etapa inicial da campanha, ou seja, 1,2% dos mineiros estarão imunes na primeira rodada de vacinação.

*Esclarecimento: A Prefeitura de Alfenas havia informado ter recebido 766 doses da vacina. Porém, a informação correta é 1.532 doses para imunização de 766 pessoas, sendo que cada uma delas receberá duas doses para que a vacina tenha efeito.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo