Postado em quarta-feira, 4 de novembro de 2020
às 16:04
Ciclista de Alfenas larga em 25º e chega em 5º no Brasileiro
Desempenho de Henrique Costa na categoria infanto-juvenil foi em Mairiporã durante o MTB Festival.
Alessandro Emergente
O ciclista Henrique Valadão Dias Silveira da Costa, de 13 anos, foi o 5º colocado no campeonato nacional de mountain bike, o MTB Festival, realizado em Mairiporã (SP), no último final de semana. O resultado foi conquistado na categoria infanto-juvenil (12 a 14 anos).
A quinta colocação teve sabor de uma grande vitória devido a dois fatores: 1) o ciclista alfenense largou na 25ª colocação, conquistando 20 posições e 2) é a primeira competição nacional do competidor de Alfenas e a primeira pista com obstáculos artificiais (considerados mais difíceis em relação a trajetos com obstáculos naturais).
Esses dois fatores ajudam a criar uma boa expectativa ao ciclista alfenense, que intensificou os treinamentos nos últimos dois anos quando começou a participar de competições regionais. Só para se ter uma ideia os quatro primeiros colocados na prova, disputada por Henrique no último sábado em Mairiporã, já têm experiência em pistas artificiais em competições nacionais.
A largada é definida de acordo com o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo, que leva em consideração o acúmulo de pontos dos competidores em outras provas realizadas ao longo do ano. Porém, devido a pandemia, no último ano houve poucas competições e pilotos, com menor experiência nesse tipo de competição, tiveram poucas oportunidades de aumentarem a pontuação no ranking. Foi o caso do representante de Alfenas.
Circuito fechado
O MTB Festival é realizado em circuito fechado, ou seja os ciclistas deram voltas em uma pista, de 4,8 mil metros de extensão, com obstáculos artificiais, pré-determinados pelos organizadores. São subidas e descidas íngremes, pedras no caminho e obstáculos como troncos para serem saltados.
De acordo com Henrique Costa, a dificuldade é muito maior em relação as pistas com obstáculos naturais em trajetos utilizados em competições regionais, normalmente trilhas. “É uma pista muito dura”, comentou ao relembrar as dificuldades na prova.
As chuvas que antecederam o dia da corrida deixaram o trajeto dos ciclistas com mais dificuldade ainda. Os competidores tiveram três dias de reconhecimento da pista, antes da realização da prova no sábado.
Na categoria infanto-juvenil foram necessárias duas voltas na pista (de 4,8 mil metros de extensão), a mesma quantidade de voltas do juvenil, a categoria acima. Já para os juniores foram três voltas, aumentando a dificuldade dos competidores.
Henrique, estudante do 8º ano no Colégio Pontual, é um dos 25 integrantes da Equipe de Ciclismo de Alfenas. Entre as competições já disputadas por ele estão o GP Ravelli, em Itu (SP), que teve o circuito de provas cancelado devido a pandemia, e a etapa do Big Biker, realizada em Itanhandu (MG), realizada em março deste ano.
Em Itanhandu, Henrique foi o vencedor na categoria até 17 anos e, com isso, lidera a competição. Com isso, vai disputar o título na etapa final que será em Santo Antônio do Pinhal (SP) em dezembro. Na grande final a pontuação será dobrada, uma vez que outras etapas, que seriam realizadas no decorrer do ano, foram cancelas.
COMENTÁRIOS