Postado em sexta-feira, 24 de julho de 2020 às 21:09
Atualizada em sábado, 25 de julho de 2020 às 20:44

Artistas alfenenses criam Fórum Permanente de Cultura

O fórum é apartidário, democrático, mobilizado pela sociedade civil e sem vínculo governamental.


Da Redação

Um espaço de diálogo para construção conjunta da cultura de Alfenas. Este é objetivo do Fórum Permanente de Cultura (FPCA), criado no dia 14 de julho deste ano, e que reúne centena de artistas e profissionais ligados à área na cidade.

A interação entre os participantes acontece por um grupo no WhatsApp. O canal de comunicação entre os artistas foi criado inicialmente para a discussão das ações relacionadas à Lei Aldir Blanc. Ela foi sancionada pelo Governo Federal e pretende auxiliar os artistas e pessoas jurídicas ligadas área cultural que estão em dificuldades neste período de isolamento social. A expectativa é que Alfenas receba R$ 569.152,39 - de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“O diálogo entre sociedade civil e governo é de extrema importância, não apenas agora, mas para construções futuras. Em relação à Lei Aldir Blanc, queremos que ela chegue ao maior número de trabalhadores da cultura, em suas mais diversas formas de expressão”, enfatiza a gestora e produtora cultural, Aryanne Ribeiro, que é representante do FPCA, Conselheira Estadual de Cultura e integrante do Conecta (Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura), representando Minas Gerais.

A ideia de criar o fórum

Segundo a atriz Zulmira Albergaria, a ideia deste fórum surgiu após um diálogo entre vários artistas e produtores culturais de Alfenas, via wattsap.

E, a partir daí, a conselheira cultural Aryanne reuniu a classe artísticas para que se começasse a "pensar neste fórum permanente para que que possamos traçar estratégias e projetos para Alfenas". Ela destaca a participação de integrantes da Secretaria de Educação de Alfenas, que têm aberto diálogo com a sociedade civil.

Para a atriz, "em qualquer governo - seja ele federal, estadual ou municipal - a cultura não tem a devida importância que deveria ter, daí a urgência deste Fórum, pois precisamos juntar nossas forças ". 

Finalizando, Zulmira diz que, enquanto cidadã, espera um debate amplo sobre o tema e, assim, transformar a realidade cultural de Alfenas.

Para participar do grupo, os interessados devem acessar o link https://chat.whatsapp.com/KjNiYKR7ye76QHW5MLf9EJ (WhatsApp) ou buscar por Fórum Cultural de Alfenas. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 9 9974-0724.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.