Postado em quinta-feira, 14 de maio de 2020 às 23:11

Professor divulga blog com resenhas de obras do romance brasileiro

O blog, mantido pelo professor da Unifal, é uma opção para consultas rápidas.


Da Redação

Para quem aprecia uma boa leitura, mas gostaria de poupar tempo na hora de escolher uma obra, o professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), apresenta o ´Pequeno guia do romance brasileiro´, um blog que reúne resenhas de livros.

Segundo o professor, que também é autor de livros literários, incluindo poesia e crítica literária, o projeto resgata resenhas já publicadas por ele em uma revista digital de literatura. O objetivo é tornar acessível um guia de consulta rápida para leitores. "Estou começando com a republicação de 150 e poucas resenhas já publicadas na revista ´Pessoa´, mas lá o leitor tinha que pagar para ter acesso ao texto. No blog, claro, é de graça", comenta, informando que sua intenção é completar 200 resenhas e depois publicar um livro em papel.

Eloésio conta que desde o início, a ideia do projeto foi ajudar os professores iniciantes de literatura. "É claro que professor iniciante nunca leu tudo isso quando está começando na profissão, mas é obrigado a falar de todos eles em aula. Passei por esse drama, também", compartilha.

A experiência de escrever para a revista "Pessoa" foi um desafio para o professor, visto o pouco interesse que tinha até então pela internet e a quantidade estabelecida de caracteres para as resenhas. "Achei fascinante ter que fazer caber em 2.599 caracteres tanto o monumental ´Grande sertão: veredas´ como ´Cinco minutos´, que só tem 50 páginas", relata Eloésio, que hoje mantém também um perfil no Instagram (@eloesiopaulo) onde passou a divulgar alguns de seus poemas. "Nunca tive um grupo de leitores tão fiéis", afirma.

No blog, é possível encontrar resenhas de obras como "A moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo; "A lua vem da Ásia", de Campos de Carvalho; "A família Agulha", de Luís Guimarães Jr.; "Serafim Ponte Grande", de Oswald de Andrade; "Cinco minutos", de José de Alencar; "Helena", de Machado de Assis; "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres", de Clarice Lispector, dentre outros.

>>Clique e confira o blog 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.