Postado em sábado, 14 de março de 2020 às 17:05

Velório do Carneiro será adiado devido a risco de coronavírus

A medida, anunciada pela Prefeitura, será adotada devido ao risco de proliferação do novo coronavírus.


Alessandro Emergente

O Velório do Carneiro, que estava previsto para 4 de abril, será adiado. A informação foi dada pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) nas redes sociais. A nova data ainda será discutida com os organizadores.

Em um comunicado, os organizadores do evento informaram que estão acompanhando a evolução da pandemia e, na segunda-feira, se manifestarão oficialmente com uma definição após discutir a realização do evento com as autoridades locais.

O prefeito afirmou que, na segunda-feira, assinará um decreto enumerando ações de prevenção do novo coronavírus (Covid-19), em sintonia com os governos Estadual e Federal. Um Gabinete de Enfrentamento do Coronavírus já foi formado, segundo ele. "Não temos nenhum caso (confirmado), mas vamos nos preparar com todas as armas. Todas ações necessárias serão implementadas”, disse.

Na quinta-feira, a secretária municipal de Saúde, Deivy Cabral, disse à reportagem do Alfenas Hoje que um dos casos de pacientes de Alfenas, que havia sido apontado como suspeito, foi descartado. No caso da primeira paciente, noticiada como suspeita de ter contraído o vírus após uma viagem à Itália, o resultado oficial ainda é aguardado, mas exames preliminares indicam a não contaminação. 

No Lar São Vicente de Paula de Alfenas, as visitas foram suspensas após uma determinação publicada na sexta-feira. Os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia do novo coronavírus. Isso porque a baixa imunidade faz dessas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus e a complicações decorrentes dele, como síndromes respiratórias agudas graves.

Pandemia

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou, na quinta-feira (12), que vivemos uma pandemia do novo coronavírus. “Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 [doença provocada pelo vírus] fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países afetados triplicou. Temos mais de 118 mil infecções em 114 nações, sendo que 4 291 pessoas morreram”, justificou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo