Postado em sexta-feira, 10 de janeiro de 2020 às 11:11

Novo ano, novas oportunidades: dicas para conseguir um emprego em 2020

A segunda década dos anos 2000 teve início, e, com ela é comum que novos sonhos e metas sejam planejados.


A segunda década dos anos 2000 teve início, e, com ela é comum que novos sonhos e metas sejam planejados. Para quem está desempregado, essa é a oportunidade para correr atrás de um novo emprego. Nessa época muitas vagas surgem, esse é o momento para começar a buscar um novo trabalho.

Em entrevista ao G1, três consultoras de carreiras deram dicas e conselhos para conseguir esse novo emprego. As entrevistadas pelo portal de notícias foram Eliane Tenorio de Brito, Mylena Cuenca, headhunter na Trend Recruitment, e Joana Lage, head de People da plataforma de recrutamento digital Revelo. Vamos as dicas e conselhos: 

Foco no objetivo e no autoconhecimento

Primeiro reflita qual seu objetivo de carreira, qual o emprego que você gostaria realmente de trabalhar? Após chegar a uma conclusão, veja de que maneira é possível chegar ao tão sonhado novo emprego. Que tal iniciar uma especialização para reforçar o currículo? Um curso especifico exigido pela área?

Se auto analise, liste suas habilidades e competências técnicas. Além de pontos que você ache que seja necessário serem melhorados. A partir daí, é possível ver com mais clareza o que é necessário para ser trabalhado no lado pessoal e também na parte educacional.

Empresas dos sonhos

Todos nós temos em mente algum modelo de empresa dos sonhos. Pode ser aquela empresa que te permita expressar a criatividade da melhor maneira ou que possua um ambiente tranquilo para trabalhar. Pense qual seria a empresa ideal para você conseguir o novo emprego. Desde o tipo da cultura organizacional do local até os valores da companhia a qual você gostaria de fazer parte. Pense bem, pois é nesta empresa que o foco vai se voltar para conquistar um trabalho.

O bom e velho networking
Sabe aquela frase “quem não é visto, não é lembrado?” Ela serve bem para essa dica. Comece a dedicar parte do seu tempo a redes de relacionamentos profissionais. Faça um perfil no LinkedIn, liste suas experiências e aptidões, passe a seguir bons profissionais que postam conteúdo na plataforma, conforme sua área de interesse. Adicione pessoas do RH da empresa na qual você gostaria de fazer parte, são eles que vão postar novas oportunidades.

Converse também com seus amigos, fale sobre seu objetivo de conseguir um novo emprego. As vezes na própria rede de amigos é possível saber de alguma oportunidade.

Capriche no currículo


O currículo é o nosso cartão de visita para as empresas, por isso dedique um tempo para trabalhar nele. Seja especifico no seu objetivo profissional, liste suas experiências anteriores de trabalho, cursos etc. Não ultrapasse o limite de duas páginas, elas são suficientes para transmitir quem você é. Além de que currículos com muitas páginas cansam os recrutadores.

Fique de olho no design do seu currículo, ele precisa ser agradável aos olhos para chamar atenção e gerar interesse, além das informações é claro. Respeite espaço de linhas, não coloque muita informação junta, seja simples e direto.

Planeje-se


Planejamento é muito importante, por isso dedique uma hora do seu dia para buscar vagas. Procure e análise quais oportunidades se encaixam no seu perfil, encaminhe seu currículo por email. Na mensagem, seja simpático e amigável, caso também obtenha resposta mantenha a cordialidade.

A entrevista para o novo emprego


Você pesquisou as vagas, mandou email e a entrevista foi marcada. Ótimo! Agora mantenha a calma, respire fundo, quando chegar na entrevista fique tranquilo. Se estressar ou ficar ansioso não vai ajudar em nada, no momento em que o recrutador falar com você, mantenha contato visual. Olhos nos olhos são importantes, pois transmitem confiança. Pesquise antes a história da empresa, saiba como ela atua, para que o recrutador também veja seu interesse na companhia.

Seja persistente

Nem sempre a primeira entrevista é a qual conseguimos o novo emprego. Por isso, não desanime! Seja persistente, procure novas oportunidades. Pense que as entrevistas que não deram certo, foram uma maneira de te preparar para a oportunidade certa. Mantenha a cabeça com pensamentos positivos e não se cobre tanto, o emprego ideal vai surgir no momento certo. Boa sorte na sua busca!

Quer ajuda para escolher os melhores investimentos para 2020?
O próximo ano promete ser desafiador mas de grandes ganhos na Renda Variável. Sua carteira está preparada para a possível volatilidade nos mercados em 2020?

Se você ainda não investe em ações, saiba que o novo paradigma de taxas de juros deve limitar as oportunidades em Renda Fixa. Por isso, é hora de aprender a investir em ações.

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar - gratuitamente - com todos os possíveis cenários.




Fonte:QueroInvestir



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.