Postado em sexta-feira, 29 de novembro de 2019 às 07:08

Infertilidade no homem: 5 problemas de saúde que podem causar

A dificuldade de um casal em engravidar pode estar relacionada a uma causa exclusivamente masculina em 30% dos casos. ..



LIYA GRAPHICS/SHUTTERSTOCK


 A dificuldade de um casal em engravidar pode estar relacionada a uma causa exclusivamente masculina em 30% dos casos. Para descobrir possíveis problemas de saúde que podem estar por trás da infertilidade, o homem deve realizar um espermograma, exame que analisa a saúde da próstata e dos espermatozoides.

O teste consiste na coleta de uma amostra de sêmen e pode indicar causas genéticas e/ou secundárias (infeções genitais, álcool, tabaco, drogas, uso de medicamentos, sedentarismo, entre outros) da infertilidade.

Infertilidade masculina: o que pode ser

Paulo Gallo, especialista em Reprodução Humana e médico-diretor da Clínica Vida Centro de Fertilidade, explica que entre os possíveis problemas encontrados no exame estão:

  • Problemas na próstata: ao analisar a viscosidade e a acidez das amostras pode-se identificar problemas com a próstata do paciente.
  • Azoospermia: ausência total de espermatozoides no sêmen, fluido ejaculado pelo homem no sexo.
  • Oligospermia: trata-se de uma quantidade de espermatozoides inferior ao normal.
  • Atenospermia: acontece quando os valores de motilidade e vitalidade dos espermatozoides são menores do que o normal.
  • Teratospermia: consiste na má formação dos espermatozoides


Além dos problemas de saúde, a idade do homem piora a fertilidade masculina, porém de forma bem mais tênue do que a idade feminina. A fertilidade do homem, de acordo com o médico, costuma reduzir levemente após 35 anos, moderadamente após os 50 anos e de forma mais significativa após os 65 anos.

Ao identificar a causa da infertilidade masculina, o médico indicará o tratamento adequado e o procedimento ideal para a reprodução.




Fonte: Vix



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.