Postado em segunda-feira, 2 de setembro de 2019 às 16:04

Caravana Renovarte chega em Alfenas

Projeto cultural promove questões do meio ambiente e busca desenvolver Defensores da Terra.


Da Redação

A Caravana Renovarte – Educando através da Arte, está chegando em Alfenas com a turma Amigos do Baobá, e passará por duas escolas públicas com patrocínio da COFCO International Brasil S.A. Na quarta-feira, dia 4, a caravana cultural e toda a sua equipe desembarca na Escola Estadual Coronel José Bento, atendendo mais de 600 alunos. Na quinta-feira, dia 5, estará na Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Corrêa. O projeto consiste em atividades lúdicas que envolvem gamificação, trabalho em equipe, apresentação de peça teatral, entrega de uma revista informativa e a promoção de um workshop para os professores.

A temática trabalhada é a sustentabilidade, com o objetivo de contribuir com a educação formal por meio da arte e cultura. As dinâmicas exploram os quatro elementos da natureza (Água, Terra, Ar e Fogo) e os 3 R’s do consumo consciente (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que estarão divididos em cinco estágios, conduzidos por monitores. Em cada estação, haverá crianças participando simultaneamente, com desafios que vão de encontro à problemática ambiental e de acordo com a faixa etária atendida. Após concluírem cada fase, receberão insígnias como estímulo para finalizarem todo o circuito.

“Um dos valores da COFCO é a sustentabilidade e um dos pilares é ‘Construir comunidades fortes’. A COFCO acredita que só é possível construir comunidades fortes com ações que despertem nas crianças temáticas de sustentabilidade, e a proposta da Caravana está totalmente alinhada à nossa estratégia”, comenta Eliete Palhares da Silva Benetti, coordenadora de Sustentabilidade da empresa.

O projeto estará em Alfenas essa semana e, na sequência, segue para Santos (Foto: Divulgação)


Eliete também destaca que a COFCO objetiva ter um impacto positivo nas comunidades onde atua e vive, além de capacitar pessoas desprivilegiadas para que tenham um futuro melhor. “Investimos nas comunidades para apoiar nossa estratégia de negócio e criar valor compartilhado”, completa.

O workshop Semear, uma das ações da Caravana Renovarte, terá 1h30 de duração e será ministrado para cerca de 15 professores de cada escola atendida, pelo pedagogo Diogo Pires de Lima.

A proposta é despertar e valorizar o caminho do conhecimento, e também promover reflexões acerca do papel que eles representam como docentes, o que querem para a escola e para os alunos. “Nosso objetivo talvez não seja trazer nenhuma novidade ou descoberta incrível, mas sim valorizar o que a escola já tem. Pensando coletivamente e unindo esforços, na pesquisa, na criação, no debate, criando diálogos construtivos visando bons resultados”, completa Lima.

Os alunos que participarem da Caravana Renovarte serão estimulados a se tornarem Defensores da Terra, e serão encorajados a derrotar o grande vilão Dr. Poluição. Para além da diversão, o foco principal é que os participantes entendam que pequenas ações individuais são necessárias e efetivas, pratiquem os aprendizados no dia a dia e ainda espalhem a conscientização para seus familiares, amigos e comunidade.

O projeto Caravana Renovarte é realizado com o incentivo do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania. Com patrocínio da COFCO International Brasil S.A, é uma produção de Renovarte Produções Culturais, em parceria com a Núcleo Cultural.

Caravana Renovarte – Educando através da Arte

O projeto cultural Caravana Renovarte teve início em 16 de agosto e atendeu, até o momento, 14 escolas de Sumaré e de cidades de Minas Gerais. Estará em Alfenas e Santos com patrocínio da COFCO, atendendo mais de 1 mil alunos. Passará ainda por outros municípios de São Paulo até 18 de setembro.

Serviço:
Caravana Renovarte – Educando através da Arte
Em Alfenas
04/09 – E. E. Coronel Jose Bento
05/09 – E. E. Prefeito Ismael Brasil Correa



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.