Postado em sexta-feira, 16 de agosto de 2019 às 08:42

Nariz entupido pode causar cólica no bebê recém-nascido: como resolver

As cólicas em bebês são normais, geralmente começam por volta do 15º dia de vida e podem perdurar por até 3 meses de idade...


 As cólicas em bebês são normais, geralmente começam por volta do 15º dia de vida e podem perdurar por até 3 meses de idade. O choro persistente é um dos sinais que indicam que o recém-nascido está sofrendo do problema, que também costuma deixar os pais de cabelos em pé.

De acordo com a pediatra Vilneide Maria dos Santos Braga Serva, a cólica em bebês normalmente ocorre porque o sistema gastrointestinal dos pequenos ainda é imaturo e não aprendeu a digerir o leite materno. Mas outro problema pode causar as dores e nem sempre é levado em conta pelos cuidadores: a congestão nasal da criança.

Cólica em bebê e nariz entupido: qual a relação?

Além da imaturidade do sistema gastrointestinal, a obstrução nasal pode ser uma das causas de cólicas no bebê, já que a condição também pode ser resultado da presença excessiva do ar no sistema digestivo.

Quando o recém-nascido está com o nariz entupido, ele acaba engolindo mais ar, que pode ser eliminado na forma de arroto ou se transformar em gases. Nesse último caso, os gases fazem pressão no intestino e dão origem às cólicas.

Para identificar se o bebê está com o nariz entupido, os pais podem prestar atenção a sinais como barulho ao respirar, abandono do seio ao mamar (por não conseguir respirar direito) e, em alguns casos, espirros.

Como desentupir o nariz do bebê

O uso de medicamentos para desentupir o nariz não é para bebês e crianças pequenas, mas medidas simples podem combater a congestão nasal. Os pais podem desentupir o nariz do recém-nascido com soro fisiológico, massagem na região em torno dos olhos e do nariz, lavagem com seringa, além da tradicional solução salina.

Para fazer a solução salina que desentope naturalmente o nariz basta misturar 1 colher de chá de sal para cada litro de água. O líquido pode ser inalado ou pingado no nariz e, além de combater a congestão, ainda desconfortos causados por excesso de coriza.



Fonte: Vix



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.