Postado em terça-feira, 23 de julho de 2019 às 17:05

Espetáculo ‘Dama da Noite’ reestreia em Alfenas

A peça volta a ser encenada em Alfenas após um ano; espetáculo usa casal de atores na abordagem de monólogo.


Da Redação

A peça “Dama da Noite” está de volta aos palcos de Alfenas. O espetáculo será apresentado no próximo final de semana, dias 27 e 28 de julho, no Teatro Municipal, sempre às 20h.

O espetáculo foi apresentado em Alfenas em junho do ano passado e, 12 meses depois, volta a ser apresentado ao público alfenense. A peça foi aplaudida pela crítica, sendo destaque entre as grandes atrações na maior feira de livro do Estado, a Filipoços, realizada em Poços de Caldas.

O espetáculo problematiza diferentes questões como solidão, sentimento, gênero e relação de consumo. Trata-se de um monólogo, que nessa montagem apresenta uma dinâmica diferente: um casal de atores se une para apresentar a adaptação de um conto escrito por Caio Fernando Abreu.

O grande diferencial dessa adaptação é o uso de dois atores para a interpretação de um monólogo/conto. Um ator e uma atriz que se fundem em um só personagem na brincadeira com a mudança de gênero através das palavras, deixando transparecer na narrativa a grandeza de um texto bem escrito, que expõe sentimentos até então indizíveis.

A peça reúne no palco um casal de atores num monólogo que aborda múltiplas temáticas (Foto: Divulgação)


Outro detalhe da peça que chama a atenção é a técnica do distanciamento - alguns devaneios dos personagens são amarrados por músicas e notícias que expõe problemas com a homofobia e transfobia.

“Dama da Noite é um conto adaptado da obra “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” de Caio Fernando Abreu (1948-1996). O autor vivenciou o contexto histórico de censura. Sua geração contestou os paradigmas sociais através das temáticas família, sociedade, sexualidade, violência, solidão.

Á peça será apresentada no sábado e no domingo (Foto: Divulgação)


O texto é um exemplo de inovação estético literária dos temas contemporâneos, tendo a sexualidade como um dos principais assuntos. No que parece um monólogo, a personagem dialoga com o “boy” para provocar a reflexão sobre a vida, a morte, juventude e suas inclinações em direção a esses instintos para apaziguar as múltiplas frustrações, mesmo que todas essas satisfações se desembocam na imaginação. Sabe aquela conversa de bar? Então, é esse cenário e clima intimista que a peça propõem.

No elenco estão Emeerson Carvalho e Paula Zahirah, sob a produção de Luiz Cláudio Galdino. Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do teatro ou pelo telefone/ WhatsApp (35) 99984-0204 ou (35) 9235-1445. A peça não é recomendada para menores de 16 anos.

Serviço:
Peça: Dama da Noite
Dias: 27 e 28 de Julho
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal de Alfenas
Ingressos: R$ 10,00 Inteira e R$ 5,00 meia (para estudantes, professores e atores)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.