Postado em domingo, 16 de junho de 2019 às 11:32

Gravidez fora do útero: sentir pontadas na barriga é o sintoma mais comum


Logo depois que um óvulo fertilizado se implanta no útero, o corpo costuma enviar alguns sinais típicos da gravidez. Enjoo, tontura e atraso na menstruação estão entre os sintomas mais comuns dos primeiros dias de uma gestação normal.

Mas e quando o óvulo se implanta em algum outro lugar fora do útero, como nas trompas, por exemplo? É raro, mas acontece em cerca de 1% das grávidas. Nestes casos, o feto não tem como sobreviver, e a saúde da mãe corre sério perigo.

Também conhecida como gravidez ectópica, a implantação do óvulo fertilizado fora do útero causa hemorragias internas e pode causar a morte da mãe se não for diagnosticada a tempo. Os primeiros sintomas costumam aparecer a partir de duas semanas depois do atraso na menstruação:

Sangramento vaginal

A hemorragia causada pela gravidez ectópica ocorre fora do período menstrual e costuma ser bem diferente, tanto em intensidade quanto na aparência do sangue. Qualquer sangramento vaginal incomum após o atraso da menstruação deve ser tratado como sinal de alerta.
Pontadas abdominais

É uma dor diferente da cólica, que surge subitamente em apenas um lado do abdômen e depois vai se espalhando. Ela pode aparecer e desaparecer do nada, variando em intensidade. Por vezes, afeta até outras partes do corpo - se a hemorragia atingir o diafragma, por exemplo, a dor reflete no ombro.

Ao sentir estes sintomas, recomenda-se procurar imediatamente um médico ou hospital. Se o feto continuar crescendo no lugar errado, pode romper a tuba uterina e intensificar a hemorragia, causando sinais de perda de sangue como tontura, palidez, desmaio e sangue na fezes.

O que causa gravidez ectópica?


A gravidez fora do útero pode acontecer com qualquer mulher, mas existem alguns fatores de risco, como o uso de uso de dispositivos intra-uterinos (DIU), endometriose, cirurgia abdominal anterior, gravidez por técnicas de reprodução assistida e gravidez ectópica anterior.

Fonte: Vix



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.