Postado em segunda-feira, 14 de janeiro de 2019 às 14:02

Alfenas Hoje lança novo slogan com ênfase na apuração jornalística

“Nada além da verdade” sintetiza a missão do portal de notícias que busca ofertar informações confiáveis aos leitores.


Em tempos de “Fake News” (as chamadas notícias falsas) em evidência e com grande impacto na vida política e social, o portal de notícias Alfenas Hoje decidiu enfatizar o trabalho jornalístico realizado há uma década: a apuração criteriosa e a divulgação objetiva do fato.

“Nada além da verdade” resume um princípio adotado pelo portal desde a sua fundação, em maio de 2007. O slogan, lançado recentemente, enfatiza a essência do trabalho jornalístico, que é o de ser fiel aos acontecimentos a partir de adoção de técnicas jornalísticas e princípios éticos da atividade profissional.

A adoção do novo slogan está conectada a uma nova realidade marcada pela “fluidez do noticiário”. Hoje, temos a democratização da informação, mas junto a esse novo cenário temos também uma imensidão de informações não checadas ou mal trabalhadas, o que pode trazer consequências danosas à sociedade. É, nesse contexto, que se produz a necessidade de resgatar o jornalismo em sua essência.


Embora se considere o pressuposto teórico do sociólogo alemão Max Weber da incapacidade plena do ser humano em atingir objetividade na produção científica, análise transportada para prática jornalística e que pode ser lida no artigo “Não somos máquina”, publicado pelo jornalista Alessandro Emergente, editor e um dos fundadores do portal de notícias Alfenas Hoje, no site Observatório da Imprensa em dezembro de 2016, é preciso reconhecer a existência de técnicas jornalísticas que garantem isenção no tratamento da notícia.

A adoção dessas técnicas garante uma prática metódica que reflete na isenção jornalística e na fidelidade ao fato. A pluralidade de fontes, o uso criterioso de verbos mais neutros e a não editoralização dos títulos e textos (ou seja, sem expressões de posicionamentos em relação ao acontecimento) são algumas dessas técnicas que diferenciam o trabalho jornalístico profissional nesse novo cenário fluído de informações.

Se em outros tempos, com o jornalismo ainda incipiente nessa nova ordem virtual, o imediatismo se fazia como característica marcante dos veículos de comunicação online, o advento das redes sociais propiciou um novo cenário em que coloca aos profissionais de comunicação o resgate de um princípio que jamais deveria ser abandonado enquanto prática prioritária: a confiabilidade da informação divulgada.

Desta forma, os veículos de comunicação profissionais pautam pela apuração criteriosa e segura e a divulgação de fatos precisos, que atendam a necessidade do público leitor em checar a veracidade de determinados acontecimentos ou conhecer fatos até então não públicos. É, nesse contexto sociocultural, que o slogan “Nada além da verdade” passa a ser adotado como síntese de um trabalho desenvolvido há 11 anos.

Alessandro Emergente
Editor do portal de notícias
Alfenas Hoje



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.