Postado em sexta-feira, 11 de janeiro de 2019 às 13:01

Guarda Municipal aguarda munições para iniciar serviço armado

As pistolas já estão de posse da GCM, que aguarda somente a entrega das munições.


Alessandro Emergente

A GCM (Guarda Civil Municipal) aguarda somente a chegada das munições para que os GMs iniciem a prestação do serviço de segurança pública armados. As 37 pistolas TH 380, da marca Taurus, já foram adquiridas e entregues a corporação. Cada agente de segurança pública deverá portar uma arma de fogo durante o serviço, além da arma de choque que já é usada.

As pistolas foram entregues ao Município no final de dezembro, mas aguardava a liberação das munições pelo Exército – era mais uma etapa burocrática a ser cumprida. As munições serão entregues pela CBC (Companhia Brasileira de Cartucho), uma empresa nacional de economia mista que atua no mercado desde a década de 1920.

As armas já estão em poder da corporação, que aguarda a chegada das munições (Foto: Divulgação)


De acordo com o coordenador da GCM, GM Marcelo Santos, a aquisição será efetivada nos próximos dias e a entrega pela fornecedora dependerá do estoque do produto. Cita como exemplo a Taurus, que tinha um prazo de até 90 dias para a entrega, mas conseguiu entregar rapidamente, uma vez que possuía a quantidade de armas suficientes em estoque.

As armas de fogo poderão ser usada em breve pelos GMs (Foto: Arquivo)


Além de estarem aptos a usarem as pistolas de calibre 380, os GMs também estão autorizados a usarem espingardas calibre 12. No entanto, segundo apurou a reportagem, o processo licitatório para aquisição das espingardas foi impugnado por uma das concorrentes, o que acabou retardando a entrega desse tipo de arma. O anúncio do convênio com a Polícia Federal (PF), autorizando o armamento, foi em março do ano passado.

Em abril de 2018, os 37 GMs, que integram a corporação, passaram por um treinamento durante três semanas. Foram 100 horas de treinamento ministrado por agendes credenciados pela PF, sendo 66 horas de atividade prática e o restante de aulas teóricas. Foi uma das exigências do processo de armamento da GCM de Alfenas.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.