Postado em terça-feira, 4 de dezembro de 2018
às 10:42
Pessoas arrogantes são, muitas vezes, inseguras
Sofia Esteves, da Cia. de Talentos, fala das estratégias para neutralizar a arrogância no ambiente de trabalho e na entrevista de emprego....
As entrevistas de emprego, geralmente, são situações tensas, um momento difícil para o candidato de se expor para uma pessoa que ele não conhece. Mas, essa experiência pode se tornar ainda mais complicada se o entrevistador demonstrar arrogância e indelicadeza, sem nenhuma sensibilidade para identificar o que de melhor tem aquela pessoa que está em busca de uma oportunidade profissional.
E o que fazer diante de uma situação desconfortável como essa? Em primeiro lugar respire fundo! Depois tenha muita paciência e calma em responder bem claramente com tranquilidade e elegância. Sabemos que nesta hora é difícil controlar as emoções, e, portanto, é necessário fazer uso do autocontrole. Para o profissional que está diante de um entrevistador esses minutos são únicos e vitais! Portanto, aproveite da melhor forma possível, mesmo diante de certas indelicadezas.
Os candidatos devem se preparar profundamente para qualquer tipo de entrevista, seja online, presencial, em grupo…vale pesquisar tudo o que puder referente a empresa, se mostre interessado e faça perguntas! Muitas vezes o entrevistador não tem as qualidades essenciais para realizar uma entrevista de trabalho e aí você terá que contribuir com um certo jogo de cintura!
A arrogância também vale para os que estão se candidatando a uma vaga, principalmente para aqueles que possuem uma sólida bagagem profissional. Dá para vender o peixe e relatar toda a experiência corporativa sem demonstrar ser esnobe, apenas resumindo as informações e destacando o que de fato é mais relevante.
E no ambiente corporativo diário também é possível lidar com chefe arrogante e colega de trabalho prepotente. Mostre, sempre, que você está lá para ajudá-lo e nunca para competir. Outra sugestão é olhar sempre olho no olho, permanecendo firme e mostrando as posições e pontos de vistas. Diga o que sente, mesmo que não te deem ouvidos, mas pelo menos está fazendo a sua parte e sendo o mais transparente possível no trabalho.
Pessoas desagradáveis muitas vezes são inseguras. Nunca aja contra elas com sentimentos de raiva ou vingança, controle as emoções e jamais seja explosivo, pois isso é uma demonstração de fragilidade.
E por último, se existir um diálogo entre vocês, explique os benefícios de executarem um trabalho juntos, destacando a importância de manter uma relação cordial e sempre positiva entre as partes! Gentileza gera gentileza. Portanto, pratique-a no trabalho.
Uma das maneiras de amenizar um possível grau de arrogância é admitir os próprios erros, ouvir e respeitar as opiniões e sugestões dos colegas de trabalho e demonstrar entusiasmo com as equipes! Não devemos perder a humildade e adquirir excesso de vaidade. Equilíbrio sempre, na carreira e na vida pessoal!
Fonte:ExameAbril