Postado em segunda-feira, 16 de julho de 2018
às 10:45
Criança mimada? Confira as dicas para não deixar seu filho assim
Essas dicas são essenciais para seu filho não ser um menino ou uma menina mimada...
Criança mandando nos pais; fazendo birra no meio da rua por não receber o que quer e na hora que quer; gritos e chorros sem limites. Mesmo quem não tem filho, com certeza, já se deparou com cenas como estas. Mas, porque as crianças estão ficando tão mimadas? A culpa por esses comportamentos é de quem? É falta de educação ou essa nova geração não aceita limites?
Para Janaína Isabel Moreira, psicóloga do Núcleo de Atendimento Multidisciplinas da Unimed Rio Preto, um dos fatores quem tem contribuído para a criação de uma geração mimada é a superproteção por parte dos pais.
“Há uma vaidade por parte dos pais de não querer chatear ou até mesmo enfrentar os seus filhos e, assim, eles se tornam mais permissivos. Tendem a satisfazer as vontades e se esquecem do que as crianças realmente precisam. Não permitem que seus filhos se frustrem e sempre oferecem algo em troca sem que ensine as crianças sobre conquista, merecimento e a real necessidade”, explica.
Ainda de acordo com a psicóloga o uso sem limites de tecnologias, como a internet, e a correria do dia-a-dia também têm contribuído para que as crianças cresçam sem referências do que é certo ou errado e com isso encontrem nas birras e manhas a maneira de chamar a atenção.
“Antigamente era possível um dos pais ficar em casa para cuidar dos filhos, mas atualmente eles estão ficando mais tempo fora de casa e a educação muitas vezes está sendo terceirizada para as escolas, babás e o mais preocupante, as crianças estão aprendendo e copiando comportamentos de pessoas da internet. E para diminuir esse sentimento de culpa os pais acabam querendo compensar essa ausência com presentes ou satisfazendo as vontades imediatas das crianças”, diz.
Mas o que fazer então para que as crianças não fiquem mimadas mesmo com a falta de tempo? A psicóloga explica que o primeiro passo é impor regras e limites aos filhos e os pais entenderem que isso faz parte da educação e não se culpar pela falta de tempo.
“A criança precisa ter horário para acordar, dormir, estudar e fazer suas obrigações. Outro passo importante é ensinar aos filhos, hierarquia, filhos precisam aprender a respeitar os pais, professores, avós, etc. Mostre ao seu filho que não está contente com o comportamento, dê a ele uma referência de como espera que se comporte, explique, converse e siga as regras propostas e os limites estabelecidos”, acrescenta.
Confira 5 dicas para não deixar seu filho mimado:
1 – Se afastar no momento da birra – Diga a criança que irão conversar apenas quando ela se acalmar (horas depois ou até no dia seguinte). Na hora da conversa seja acolhedor e afetuoso, mas mostre o seu descontentamento com a atitude.
2 – Não atenda ao pedido no momento da birra – Não responda e não atenda nenhum pedido de seu filho enquanto ele estiver fazendo birra, assim a criança vai perceber que quando faz birra, os pais se afastam.
3 - Coloque regras e limites e as cumpra – É preciso cumprir o que foi falado após a birra. Os pais deverão falar a mesma coisa e jamais questionar a atitude do outro na frente da criança.
4 – Não faça troca com as crianças – Mostre a elas que deverão merecer para ganhar o que querem e não é com birras que conquistarão.
5 - Castigo tem prazo - quando algo é tirado como castigo, estabeleça um período para que a criança mude o comportamento e só assim ela terá o que deseja de volta, mas é importante dizer a ela qual é o comportamento que se espera dela.
Fonte:Diario da Região