Postado em quinta-feira, 28 de junho de 2018 às 09:09

Pega assimétrica: como fazer o bebê mamar sem dor devido a uma má posição

Muitas vezes as mães ficam com tensão muscular nas costas, tendinite, devido a uma má posição..


 Muitas vezes ao amamentar não encontramos uma posição que seja confortável ao mesmo tempo para mãe e bebê. Sentimos dor, ou o bebê não parece abrir a boca direito, ou mesmo ficamos desconfortáveis.

Por isso resolvi fazer esse post. Todos os dias atendo mães com orientação errada da pega. Ou a posição que está ruim. Acreditem, a posição é super importante para uma boa pega! Muitas vezes as mães ficam com tensão muscular nas costas, tendinite, devido a uma má posição!

Às vezes, seguir muitas “regrinhas” não funciona…por isso essas orientações servem como um guia, mas você e seu bebê devem encontram uma forma mais gostosa e prazerosa para mamar.

Traga o bebê para perto de você, ao longo do seu antebraço, de forma que o seu queixo esteja tocando a mama. Veja que no vídeo abaixo que a mãe deve segurar a nuca do bebê e não a cabeça! As mães erram o posicionamento ao trazer a cabeça do bebê “enfiada” no peito, de forma que o nariz que encosta a mama e não o queixo!!! Isso não deixará o nariz livre, como deve ser, e a boca acaba abrindo bem menos do que poderia…

Lembre-se que você deve trazer o bebê até o peito, e não levar o peito até o bebê, isso pode deixá-la curvada, toda torta e com uma baita dor nas costas.

O nariz do bebê deve estar na direção oposta do mamilo, mais acima

Toque o mamilo entre o nariz e o lábio superior, isso provocará o estímulo do bebê de abrir bem a boca.

Quando ele tiver com a boca bem aberta, a lingua para fora e para baixo, traga seu bebê ao peito, de forma que o queixo encoste primeiro a mama.

Essa pega profunda e assimétrica faz com que se forme um vácuo entre a mama e a boca do bebê, tornando o movimento extremamente eficiente. Repare que o mamilo e grande parte da aréola alcança o palato mole da boca do bebê, e não deve provocar dor!

Traga o seu bebê com o nariz na direção oposta do mamilo
Permita que a cabeça do bebê vá ligeiramente para trás. O olhar do bebê ficará na direção do seus olhos.
Quando o mamilo roçar no lábio superior, isso provocará a abertura ampla da boca do bebê
Quando o bebê abrir bem a boca, faça um movimento rápido de trazê-lo até a mama, sempre o mamilo apontado para o céu da boca.
Isso permitirá uma pega profunda e de forma assimétrica.
Quando a pega está correta, o queixo está bem encostado na mama, e o seu nariz está livre.
Lábios evertidos, para fora, com boca “de peixinho”
Bochechas cheias, não encovadas.
A aréola em cima é mais visível do que embaixo
Não tem dor na mamada!

Você consegue visualizar movimentos amplos da boca do bebê, e goles grandes e amplos, com pausas ocasionais para o bebê deglutir. Essas pausas são normais e esperadas enquanto o bebê descansa, e acumula leite na boca para deglutir.

Conforme o tempo de mamada avança, ocorre mais períodos de descanso, e goles amplos, porém mais pausados. O bebê mama mais tranquilo e relaxado.

O bebê pode soltar o peito espontaneamente, ou ficar sugando somente, sem haver muita transferência de leite.

Se você sente dor logo quando o bebê pega o peito, você pode tentar colocá-lo novamente, e se o bebê durante a mamada pegou de forma errada, somente o mamilo, e começou a doer, reposicione-o novamente.

Para retirar o bebê do peito, caso ele não solte espontaneamente, você pode colocar seu dedo mindinho limpo no canto da boca, entre as gengivas, e introduza até sentir a perda do vácuo.







Fonte: pediatriadescomplicada



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo