Postado em segunda-feira, 4 de junho de 2018 às 10:10

Como limpar o pus na garganta? Conheça 4 métodos

O pus na garganta é sinal de que o corpo foi atacado por bactérias ou vírus. Veja o que deve ser feito nesse caso...


 Quando você ou alguém de casa sentir que está com pus na garganta, é sinal de que algo não está bem com a saúde, então o primeiro passo é prestar atenção nos sintomas. Apenas querer se livrar do pus, removendo-o com algum objeto não é a forma recomendada.

O pus na garganta é uma inflamação nas amígdalas ou na faringe. Por isso é fundamental procurar ajuda médica quando sentir que a garganta está inchada, está difícil para falar, para engolir, para comer e até se ocorrer febre.

Embora não signifique algo grave que necessite ir ao pronto-socorro, quanto antes procurar um médico para verificar o problema, melhor. Veja agora quais são as formas de tratamentos para tirar o pus da garganta e quais métodos caseiros que ajudam a aliviar a inflamação e o incômodo.

4 Formas de tirar pus na garganta
As formas corretas de tirar o pus da garganta são com a visita ao médico e com a prescrição de medicamentos. Os métodos que o médico poderá usar são os seguintes:

1. Anti-inflamatórios
Os tipos de remédios anti-inflamatórios para curar a inflamação na garganta são ipuprofeno, profenid e nimesulida, que servem para melhorar os sintomas. Mas não devem ser tomados sem prescrição médica, pois é necessário ter certeza de qual é o problema para só então se medicar.

2. Corticóides
Os corticoides serão recomendados pelo médico no caso de não haver um bom resultado apenas com o anti-inflamatório. Nunca tome por conta própria, pois podem causar alergia e outros efeitos colaterais.

3. Antibióticos

Em casos mais sérios, de infecção bacteriana, o médico poderá recomendar benzetacil, azitromicina ou amoxicilina, por exemplo. Além de reduzir a inflamação, eles acabam com a bactéria causadora do problema.

4. Drenagem
Existem casos em que a inflamação causa abcesso nas amígdalas, e nessa situação o médico precisará fazer uma drenagem para que o paciente não tenha mais problemas para comer, para engolir ou para respirar. É parte do tratamento, quando necessário.

Cuidado: nunca deve-se tentar remover o pus da garganta por conta própria, com cotonete, com algodão, com gaze ou com qualquer outro material. Em primeiro lugar, a inflamação não vai parar de ser produzida. Em segundo, pode acabar machucando ou infeccionando ainda mais.

O que pode causar o pus na garganta?
As causas do pus na garganta são infecções por vírus ou bactérias que geram a inflamação e o pus. Essa infecções podem ser, por exemplo, devido a uma amigdalite ou a uma mononucleose, caso a pessoa infectada beije outra na boca e transmita a doença.

Remédios caseiros
As formas caseiras de tratar o pus na garganta não substituem o tratamento médico porque não curam, mas ajudam a aliviar os sintomas e são coadjuvantes do tratamento. São elas:

Suco de grapefruit (conhecida em Portugal como toranja): a grapefruit é ótima para tratar a dor de garganta, pois ela é adstringente e antisséptica;
Gargarejo com água morna e sal ou com água com limão e mel: o sal equilibra a água para melhorar seu efeito de limpeza, enquanto o limão e o mel são anti-inflamatórios;
Chá de mel com gengibre/malva/eucalipto/sálvia/alteia: cada planta possui um efeito que ajuda a aliviar a dor, a anestesiar a região e a ajudar a desinflamar. A água deve estar morna na hora de beber;
Mel e própolis: o própolis de abelha junto com o mel é um ótimo anti-inflamatório. Pode tomar uma colher por dia se for criança e duas se for adulto.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.






Fonte: dicasonline



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo