Postado em sexta-feira, 1 de junho de 2018 às 09:09

Chevrolet Monza faz 36 anos

Modelo foi lançado em maio de 1982, e liderou o mercado nacional por 3 anos...


O Chevrolet Monza faz aniversariante em maio. Um dos carros de maior sucesso da marca americana completa 36 anos do lançamento no Brasil este mês. No vídeo acima, donos do carro declaram seu amor.

Em junho é aniversário de Passat, Brasilia e Maverick. Tem algum deles? Mande sua história para o G1. Mande foto e vídeo para o VC no G1 ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, sempre com a hashtag #g1carros.


Chevrolet Monza 1986 (Foto: Divulgação)

O Monza de Guilherme Pistorello, de Caxias do Sul (RS), recebeu placas pretas, designadas a clássicos, em janeiro deste ano. O dono conta que o modelo é seu "xodó". A unidade, na versão SL/E do ano 1988, pertenceu ao pai, e está com ele há 7 anos.

História semelhante tem Luis Gustavo Freitas, de Cornélio Procópio (PR). Ele herdou o veículo do avô. Mais do que isso, o carro está na família desde que Freitas nasceu. Foi no Monza que o jovem deixou a maternidade.

Carro global
Mais do que carregar uma legião de fãs, o modelo marcou época por uma característica comum atualmente, mas rara nos anos 80. Naquela época, o conceito de “carro global” não existia. Cada fabricante desenvolvia produtos para mercados específicos.

Foi neste cenário que, em maio de 1982, surgiu o Monza, um dos primeiros carros pensados para ser vendido em diversos países. Ele era derivado do Opel Ascona alemão, que deu origem também a modelos americanos, como o Cadillac Cimarron.

O sucesso do Monza foi praticamente imediato. Já em 1984, foi o mais vendido do país, marca repetida nos dois anos seguintes. O feito merece destaque pelo fato de o Monza não ter sido um modelo de entrada.

Em novembro de 1986, por exemplo, o recém-lançado Monza 2.0 custava Cz$ 118.670. Corrigido para os valores de hoje, de acordo com o índice IPCA, do IBGE, o mesmo veículo sairia por R$ 81 mil, mais caro do que os modelos atuais de entrada, porém mais barato do que qualquer sedã médio à venda agora.


Chevrolet Monza 1994 (Foto: Divulgação)

Já em 1993, cansado e diante dos rivais mais novos, viu a chegada da primeira geração do moderno Vectra, modelo que seria seu substituto natural. De início, a GM resolveu apostar nos dois modelos, e, para não competirem entre si, tirou de linha o Monza topo de linha.

Em 1996, com a nova geração do Vectra, o Monza seria oficialmente descontinuado. A produção foi encerrada em agosto, depois de 857.810 unidades.


Chevrolet Monza 1996 (Foto: Victor Moriyama / G1)


Bancos do Chevrolet Monza 1996 (Foto: Victor Moriyama / G1)






Fonte: Globoesporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo