Postado em quinta-feira, 13 de abril de 2023
às 11:52
FERRARI MOSTRA OS MODELOS QUE REVOLUCIONARAM O MUNDO AUTOMOBILÍSTICO
Motores levados ao limite, linhas que rompem com aquilo que estamos acostumados a ver e soluções tecnológicas destinadas a marcar a pauta. Temas que a Ferrari sempre gostou e que a tornaram no que é ao longo de seus 76 anos de existência, levando-a a
Motores levados ao limite, linhas que rompem com aquilo que estamos acostumados a ver e soluções tecnológicas destinadas a marcar a pauta. Temas que a Ferrari sempre gostou e que a tornaram no que é ao longo de seus 76 anos de existência, levando-a a criar carros imortais e célebres. Autênticos ‘Game Changers’.
Uma expressão que dá nome à nova exposição que pode ser vista até o dia 17 de fevereiro de 2024 no Museu Enzo Ferrari de Modena, mostrando alguns dos modelos mais famosos da casa de Maranello, divididos em três áreas temáticas: design, tecnologia e desempenho.
No primeiro grupo, o dedicado aos carros que se converteram em ‘Game Changers’ em termos de design, estão o Ferrari F375 MM e o F166 MM. O primeiro foi criado por Pininfarina, sendo o primeiro one-off produzido em Maranello. Uma joia encomendada pelo diretor de cinema Roberto Rossellini e destinada a acabar na garagem da bela Ingrid Bergman. O segundo foi o primeiro Ferrari barchetta com carroceria de alumínio.
Falando de carros revolucionários no âmbito tecnológico, não poderia faltar o Ferrari F400 Automático, o primeiro carro da marca italiana a montar uma transmissão automática, uma Borg Warner de 3 velocidades mais marcha à ré.
Junto a ele, o F1-89, o primeiro monolugar da história a adotar uma transmissão eletro-hidráulica. Não mencionado no comunicado de imprensa, mas visível nas imagens é o Ferrari FF, o primeiro com tração nas quatro rodas.
Por último, na seção ‘Performance’ da exposição descansam o Ferrari F365 GT4 BB de 1973 e o FXX de 2005. Dois superesportivos diferentes, mas iguais. O primeiro esconde debaixo do capô traseiro o primeiro motor boxer de 12 cilindros, um monstro de 380 cv, o segundo representa a evolução definitiva do Ferrari Enzo dedicado exclusivamente à pista e propulsionado por um V12 com mais de 800 cv. Também está lá o F288 GTO, fabricado para competir no Grupo B da FIA e propulsionado por um motor V8 de 400 cv.
No entanto, a exposição abriga outro modelo: o Ferrari Purosangue. O que a empresa chama de o último (em ordem de tempo) ‘Game Changer’. Trata-se do primeiro Ferrari com carroceria elevada, quatro portas e quatro (confortáveis) bancos. Tudo isso, associado a um motor V12 debaixo do capô, mantendo intacta a tradição.
Agora, ficamos na espera do novo modelo da Ferrari destinado a mudar tudo isso, aquele será o primeiro Ferrari 100% elétrico...
FONTE:PLANETCARS
COMENTÁRIOS